Experiência de Marca

Salvador recebeu Projeto 6 Tenores

O evento contou com José Victor Oliva, Nizan Guanaes, Washington Olivetto, Sergio Amado, Sergio Godilho e Sergio Valente.

O evento contou com José Victor Oliva, Nizan Guanaes, Washington Olivetto, Sergio Amado, Sergio Godilho e Sergio Valente.

Quais as principais tendências da publicidade? Como está o mercado de comunicação? O que podemos esperar do ano de 2019?

As últimas novidades do mercado de live marketing estão aqui.

Essas foram apenas algumas das perguntas que nortearam o projeto Os 6 Tenores, que recebeu cerca de 400 pessoas na segunda-feira (17/12), no Cerimonial Rainha Leonor, na Pupileira em Salvador.

Em um bate-papo descontraído, o evento reuniu seis dos principais mestres da publicidade brasileira.

"Vivemos no mundo das transformações. É natural ter medo do que está por vir, mas acredito que o melhor que podemos fazer é trabalhar com a convergência. Em 2000, o mundo não ia acabar? As pessoas têm que tomar cuidado com essas obviedades.", opinou o baiano Nizan Guanaes, em entrevista ao Correio.

Sócio e cofundador do Grupo ABC de Comunicaçãoholding que reúne 18 empresas nas áreas de publicidade, marketing, conteúdo e entretenimento – o soteropolitano foi responsável por abrir o evento.

Direto da plateia, ele disse que faria a função de 'Faustão' da noite e apresentou os amigos e convidados antes de começarem suas falas. Mas também deu seu recado e provocou os participantes a pensar sobre o que o Estado precisa para crescer e se desenvolver ainda mais. 

Nizan Guanaes.

Em sua fala, Nizan também destacou a importância do encontro – que juntou em um só local as principais empresas de comunicação do Estado, além de grandes empresas, estudantes e comunicólogos. "Se a gente conseguiu unir a juventude, o comércio e a imprensa em torno da mesma causa, podemos renovar ainda mais.", comentou.

Mas, na opinião dele, para inovar só existe um caminho: a educação. "A grande dica que posso dar é o estudo. Não podemos parar de nos capacitar. Ninguém sabe de tudo.", comentou. Tanto é que, em 2019, ele vai passar cerca de dois meses fora, fazendo cursos em Harvard, em Massachusetts, e na Singularity University, na Califórnia: "Eu, com 60 anos, estou pensando em começar um novo negócio."

Um dos maiores empresários do ramo de eventos do país, José Victor Oliva definiu o bate-papo como um "encontro da vida inteira". "Eventos é o ramo que mais cresce no país. As pessoas querem experiências e esses momentos mágicos podem conquistá-las. Por isso, precisamos que todos os setores trabalhem em sintonia. Tanto o comercial, quando a publicidade e a comunicação. Na minha cabeça, só conseguimos avançar quando todos trabalham juntos. Às vezes, muitas coisas não acontecem por conta de disputas de egos. Mas, hoje, nossa grande batalha é por grandes ideias.", comentou.

Oliva é presidente do conselho da Holding Clube, grupo que reúne seis empresas de comunicação e marketing promocional (Banco de Eventos, Rio360, Samba.pro, Lynx, Cross Networking e The Aubergine Panda).

Essas ideias, ele aponta, podem estar em qualquer lugar. "Vêm das cabeças e podem vir das pessoas mais variadas. Pode estar em jornalistas, palhaços, pedreiros, cozinheiros, secretários, etc.", exemplificou.

Oliva pontuou ainda que sua empresa está sempre à procura dessas grandes ideias. "Mas tem que ser coisa porreta mesmo.", brincou. Para o publicitário, quem trabalha com comunicação, produtos e marcas, portanto, precisa estar atento às novidades em todos os lugares. "As coisas acontecem nos pontos de venda. Precisamos estar ligados.", ressaltou. 

E, quando o assunto é encontros e conexões, a promoter Lícia Fábio é craque. Ela é quem teve a ideia de reunir o sexteto no encontro. "Salvador está precisando de eventos assim, que lembrem o quanto somos berço de criatividade e de grandes possibilidades. Que possamos criar e inovar a partir das provocações trazidas por eles.”, ressaltou a produtora, antes do início da palestra. Lícia pontuou ainda que quatro dos convidados são baianos, enquanto dois “têm a Bahia no coração”.

Esse é o caso do paulista Washington Olivetto. Ele lançou a autobiografia 'Direto de Washington', que conta os bastidores da sua trajetória, na ocasião. “Ele está sempre atento a tudo, não se fecha em nenhuma caixinha.”, ressaltou Lícia. O publicitário é responsável por algumas das campanhas mais importantes da propaganda nacional, como diversas da Bombril.

Ao lado de Guanaes, Oliva e Olivetto estiveram ainda Sergio Amado, do Grupo WPP (multinacional britânica) no Brasil e o diretor de criação e arte Sergio Gordilho, que é copresidente da Agência África, uma das cinco maiores agências de publicidade do Brasil.

O diretor de comunicação da Globo, Sergio Valente, também teve destaque e falou sobre inovação, criatividade e desafios da área.