Experiência de Marca

Uma boa ideia é o suficiente para fazer sucesso?

Quando se trata de ativação de marca, somente uma boa ideia não é a solução. Há muitos outros fatores envolvidos.

Quando se trata de ativação de marca, somente uma boa ideia não é a solução. Há muitos outros fatores envolvidos.

O pessoal da redação do Promoview já teve oportunidade de participar de alguns júris do mercado promocional. Havia ações excelentes, recheadas de criatividade, no entanto, as apresentações deixavam a desejar.

Em muitas delas, tudo começava com um texto ruim, truncado, com erros ortográficos que dificultavam a compreensão da ação em si.

Um dos grandes “pecados” cometidos por quem cria o texto de apresentação do case é acreditar que os erros de português não têm influência. Ledo engano.

Os jurados dão muita importância para isso, afinal, cada detalhe faz a diferença, e, uma boa escrita, é fundamental para a compreensão do que está sendo apresentado.

É comum também, os criadores acreditarem que a sua ideia é o que vale. Que tanto faz como ela é apresentada, afinal, foi criado algo inédito, que vai agradar a todos.

Por pensarem assim, a figura de um profissional de Comunicação especializado é descartada. Os empresários geralmente acreditam que não há necessidade de contratar um jornalista porque a sua ideia é a melhor de todas.

Com este pensamento, na maioria das vezes, por mais criativa que tenha sido, o case não é premiado, e, só resta a frustração, quando não dizem que foi “marmelada”.

Por isso, sempre que for apresentar alguma ideia a um cliente (aqui é para as agências), ou colocar no mercado alguma novidade (empresários), pensem com muito carinho sobre a importância da contratação de um profissional da área de Comunicação. Pode ter certeza que ele fará muita diferença no resultado final.

Outro ponto que é preciso ser levado em consideração é entender o mercado e manter-se atualizado para que o negócio encontre possibilidades de crescimento, e, quando ele se transformar em uma ativação de marca, que tem como objetivo conquistar um prêmio do mercado, as chances de ter seu trabalho reconhecido são bem maiores.

O sucesso de um profissional criativo não depende apenas de ter e executar boas ideias, mas também de fazer com que elas sejam adotadas pelo público-alvo.

Qualquer que seja este público, retirar seu trabalho de seu disco rígido (ou de seu escritório) e mostrá-lo ao mundo é a parte mais importante e assustadora de qualquer trabalho criativo.