Experiência de Marca

Festival River Games tem público recorde no Gramadão

Cerca de oito mil pessoas encararam a chuva para curtir um sábado (03/11) de muita música, oficinas e feiras na Vila A.

Cerca de oito mil pessoas encararam a chuva para curtir um sábado (03/11) de muita música, oficinas e feiras na Vila A.

Feiras, oficinas multiesportivas, food trucks e muitas apresentações musicais, com  talentos  locais e expoentes nacionais do hip hop.

Não faltaram atrações no River Games  Festival 2018, no Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu. E o público correspondeu: mesmo diante da constante ameaça de chuva, que caiu de forma intermitente durante o dia, cerca de oito mil pessoas compareceram – um recorde para um único dia entre todas as edições do evento, que começou a ser promovido em 2105.

Aberto  logo cedo, gratuitamente, a maior movimentação aconteceu após o almoço, quando as primeiras atrações musicais subiram ao palco. À tarde, o ponto alto ficou com a Batalha do Rap, quando MCs mostraram ao público talento de improvisação e velocidade na rima de versos.

O vencedor foi Victor Henrique Dias, o Vitinho, 17 anos, de Foz do Iguaçu. “Mergulhei no rap há dois anos e desde então vou a todas as batalhas aqui na cidade. Essa foi a primeira vez que vi essa cultura num espaço tão amplo.  É  uma satisfação apresentar meu trabalho para essa quantidade de pessoas.” 

Outro talento local foi Natieli Macedo, 20 anos, que representou o público feminino na  batalha. “Trazer  a cultura hip hop para fora da periferia é permitir que ela seja acessível a todos.”

Público

Mesmo com a chuva, o público não se dispersou. Muitos trouxeram cadeiras de praia e caixas térmicas. “Viemos  em  20  pessoas  num micro-ônibus,  de  Medianeira e vamos ficar para aproveitar a festa até o fim.”, disse a estudante Bárbara Peres, 20 anos.

Além dos grupos, famílias inteiras também estiveram no Gramadão para conferir de perto as atrações. “Meu  filho viu pela internet e a gente veio conferir de perto. É muito interessante abrir algo que é para todos.”, disse a professora Laudicéia Bosco.

Tendas

Enquanto os shows eram apresentados no palco, muita gente aproveitou para visitar a praça de alimentação e também conhecer mais sobre talentos locais na feira de artesanato. A primeira  participação da Lixotec no evento,  que  trouxe ao público a possibilidade do descarte de lixo eletrônico, foi pequena, mas significativa. “Essa é a primeira vez que participamos e pudemos ver a dimensão desse festival. Nos próximos podemos ampliar essa coleta. Ainda falta muita informação para as pessoas fazerem o descarte correto.”, disse Rafael Alves de Oliveira, um dos organizadores.

Na Feira de Trocas da Tríplice Fronteira, o movimento foi maior. Numa bancada, livros, peças de roupas e até eletrodomésticos foram deixados para troca. “Quando a gente integra a feira a outro evento, traz maior visibilidade. Aos poucos as pessoas estão conhecendo o valor dessas trocas, que na verdade tratam sobre contato entre as pessoas e desapego.”, disse Mayara Rodrigues Brecher, do coletivo da Feira.

As ações ao ar livre, como slackline e atividades circenses, foram as preferidas entre as crianças. Mais de duas mil pulseiras de acesso foram distribuídas pela organização. Todas as atividades foram acompanhadas de perto por profissionais do circo.

Corrida

A Sunset Run, corrida que integrou o festival, teve sua largada no início da noite, debaixo de chuva, o que não diminuiu a empolgação dos 391 participantes. O grupo de Ciudad del Este, Pumas Atletic Club, trouxe 15 representantes para  as  provas de 4 e 8 quilômetros.

“Treinamos todos os dias, viajamos juntos e já encaramos muita chuva  na  pista.  Não há impedimento nenhum.”, disse Célia Martines, uma das integrantes do grupo.

Para  o treinador da equipe, Ramon Lopez, os cuidados a serem tomados com  a pista molhada foram repassados aos corredores antecipadamente. “É só ter cautela na saída, indo mais devagar e, no restante, muita atenção ao percurso.”

Quem cruzou a linha de chegada recebeu medalhas e os três primeiros colocados de cada categoria foram contemplados com troféus. “Correu tudo dentro do previsto, mesmo debaixo de água.”,  disse  Rodrigo  Cirilo, coordenador da prova.