No mercado digital, utilizar dados e métricas são indispensáveis para desenvolver qualquer estratégia, não existe campanha sem mensuração. Ferramentas como o Google Analytics, dão o norte para os profissionais e transformaram o marketing digital em um ambiente de absoluta transparência, com dados sobre: onde veio o público? Quanto tempo permaneceu? O que consumiu e se converteu em resultado de negócio?
Ao ler estas perguntas, é impensável pensar em agir sem investir em dados. E é com essa lógica que agora esta estratégia se expande para o mercado de eventos e varejo. Grandes redes estão deixando de ser apenas operadoras de lojas para se tornarem verdadeiras plataformas de dados e mídia.
Nos pontos de venda, cada ponto de contato com o consumidor, seja físico ou digital, torna-se mensurável. Assim, preferências e comportamentos são transformados em inteligência para personalizar experiências em tempo real e abrir novos fluxos de receita.
Se o varejo já entendeu que a mensuração é parte essencial da estratégia, por que os eventos presenciais não fazem o mesmo?
É com esse olhar que a Nex Lab desenvolveu o Mapit, uma solução com ferramentas para mensurar cada detalhe do comportamento e o engajamento de visitantes em eventos e espaços físicos.
A partir de sensores de audiência e inteligência de dados, o Mapit mede:
● Volume de visitantes e contatos totais;
● Tempo médio de atenção e frequência de contato;
● Perfil demográfico (idade e gênero);
● Nível de engajamento (tempo diante de displays, interações e conversões); ● Desempenho de equipe e picos de tráfego;
● Expressões e emoções durante as interações.
Além de medir, esta solução também integra essas informações com dados externos como: vendas, campanhas, clima e escalas de equipe para revelar o ROI real de cada ação.
Se ainda restam dúvidas, um bom exemplo que identificamos para desenvolvermos esta solução, foi a mudança realizada no Salão do Automóvel de 2025, que após 7 anos volta a ser realizado em São Paulo.
Por muitos anos, o evento recebeu investimentos milionários das montadoras, mas foi alvo de críticas justamente pela dificuldade em mensurar retorno.
“O Salão do Automóvel pode ser o palco ideal para aplicar ferramentas de medição de engajamento e perfil de público. Hoje já é possível saber quantas pessoas visitaram um estande, quanto tempo permaneceram, quais áreas geraram mais atenção e como isso se conectou às vendas depois do evento”
Caio Rizzato, Sócio e Diretor Geral da Nex Lab
Se falamos de oportunidades, também precisamos olhar para os riscos de não evoluir. Eventos sem mensuração tendem a repetir um padrão conhecido, com grandes investimentos e pouca visibilidade de retorno. Pensando nisso, vale a reflexão:
“Se no digital medir é regra, no físico também precisa ser. A experiência continua sendo o coração dos eventos, mas os dados são o cérebro. Sem eles, corremos o risco de transformar um grande investimento em nada mais do que uma lembrança bonita”
André Fetchir, Sócio e Diretor Executivo da Nex Lab
O Mapit nasceu justamente para transformar eventos em inteligência de negócios. Se você quer saber como medir, analisar e otimizar o impacto das suas ativações, saiba mais em: https://mapit.nex.digital/.