Geralmente, expressões como “me custou um rim” ou “custou os olhos da cara” são usadas em tom de reclamação, simbolizando algo excessivamente caro. O festival musical Way Out West, porém, buscou ressignificar o uso dessas falas populares por meio de uma experiência solidária.
O evento ocorreu nos dias 8 e 9 de agosto, na Suécia, e vendeu ingressos normalmente. Uma vez que as entradas compradas se esgotaram, no entanto, um lote adicional foi liberado, sem custo, para pessoas cadastradas no sistema nacional de doadores de órgãos da nação escandinava. A ideia era reverter uma queda de 30% no quadro de doadores registrados, uma vez que você poderia fazer o cadastro na hora e retirar o ingresso em seguida.
Ações solidárias abrem entradas de festivais musicais pelo Brasil e o mundo
A ação solidária do Way Out West não é exatamente um exemplo único, embora tenha tomado as manchetes do assunto por ser um exemplo bastante robusto. Entretanto, um festival musical regular conta com expressões beneficentes do tipo em variados graus.
O Global Citizen Festival é o exemplo mais óbvio, já que a organização libera entradas gratuitas para quem participa de ações de combate à pobreza extrema. Tais ações podem incluir doações em dinheiro para entidades específicas, claro, mas também funcionam no caso de assinaturas de petições em projetos de lei, questionar por e-mail lideranças políticas sobre o assunto ou o mero compartilhamento de conteúdos de conscientização.
No Brasil, três grandes exemplos são:
- Festival Turá: em São Paulo e Porto Alegre, compradores do festival musical recebem desconto no valor da inteira ao se comprometerem a doar uma determinada quantidade de alimento não-perecível no dia do evento, por meio da modalidade “Ingresso Solidário”.
- Festa do Peão de Piracicaba: em 2025, a festa promoveu uma “troca solidária” de alimentos por ingressos para o show da cantora Lauana Prado. A ação arrecadou mais de 5 toneladas de alimentos que foram distribuídos para instituições beneficentes da cidade
- Oktoberfest: em São Paulo, a tradicional festa da cultura alemã também adotou o modal de “ingresso solidário”, onde o público paga um valor menor ao doar 1kg de alimento não-perecível na entrada do evento
O festival musical sueco Way Out West foi um evento marcante para o calendário musical global, trazendo apresentações de Charli XCX, Chappell Roan, Queens of the Stone Age, Wet Leg, Iggy Pop, Pet Shop Boys, Little Simz, Khruangbin e vários outros.
Em outras palavras: não foi uma ocasião “pequena”: “sabemos que as pessoas fariam quase qualquer coisa para entrar no Way Out West”, afirmou Kimmie Winroth, gerente do evento, na ocasião.