A luta do milênio

Duolingo x Serasa: quem leva a melhor no confronto entre mascotes?

Na campanha conjunta “Score x Score”, a coruja Duo e o Boletinho se enfrentarão em luta de boxe para saber quem é o melhor

Vitor Belfort e Wanderlei Silva podem lutar o quanto quiserem, mas o confronto do ano já tem dono: Duo versus Boletinho, os mascotes do Duolingo e da Serasa, respectivamente, se enfrentaram em uma luta de boxe, por meio da ação conjunta “Score x Score”, alavancada pelas marcas nas redes sociais.

E como este repórter, além de jornalista, um exímio praticante da “Doce Ciência”, é natural que esse embate chamasse a atenção. Por isso, o Promoview pede a licença para fazer uma análise técnica sobre quem levou a melhor — ao melhor estilo “comentarista esportivo” de ser. Se possível, leia esta matéria com esta música ao fundo: sabe como valorizamos a imersão aqui…

Score x Score: o maior confronto de todos os tempos teve data marcada

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Imagem: Duolingo/Serasa/Divulgação

Antes de tudo, o confronto do século foi realizado hoje (23), e foi contemplado pelos fãs da nobre arte por meio de um vídeo compartilhado nos perfis sociais de ambas as marcas. E nesse encontro, tanto o Duolingo como o Boletinho da Serasa traziam vantagens e desvantagens.

Duo tem mais tamanho e “punch”, mas suas desvantagens podem ser perigosas

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Imagem: Duolingo/Serasa/Divulgação

Começando pela coruja da aplicação virtual de línguas, apresentamos Duo, a coruja mascote do Duolingo. Apesar do seu formato…rotundo, este peso-pena(s) é conhecido por sua insistência e capacidade de transformar qualquer um em um poliglota, e entra no ringue com uma estratégia clara: o domínio da mente.

Facilmente, ele pode surpreender tanto quanto Andy Ruiz ao nocautear Anthony Joshua em junho de 2019.

  • Pontos fortes
    • Agilidade mental: o Duo possui uma mente extremamente rápida, capaz de processar informações em diversas línguas simultaneamente. Sua pontuação CEFR (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas), que vai até 160, é um verdadeiro indicador de sua capacidade de aprendizado e adaptação. Essa agilidade permite que ele antecipe os movimentos do oponente e reaja com precisão.
    • Resistência à desistência: a coruja verde é conhecida por sua tenacidade. Suas famosas notificações são como jabs incessantes, lembrando o público de sua presença e da importância do treino diário. Ele não desiste fácil e sabe como manter a disciplina.
    • Ampla base de fãs: convenhamos, boletos são a fonte de estresse de muitos brasileiros. Paralelamente, corujas estão entre os bichos mais fofos das redes sociais. O Duolingo, então, tem a favorabilidade de uma legião de seguidores por todo o mundo. Essa base de apoio massiva dá a Duo uma energia extra e um grito de guerra constante vindo da torcida
  • Pontos fracos
    • Vulnerabilidade a distrações: apesar de sua inteligência, o foco primordial de Duo são os idiomas. Qualquer desvio para temas puramente numéricos pode desorientá-lo momentaneamente, tornando-o suscetível a golpes no campo financeiro
    • Dependência da rotina: apesar de qualquer atleta dizer que a consistência é a chave para o progresso, também é fato que ficar preso a uma única experiência lhe torna previsível. No boxe, isso pode ser fatal. A força de Duo reside na manutenção diária das atividades, mas uma única falha fará a sua performance (e dos seus usuários) cair, deixando-o um pouco mais lento nos movimentos

O Boletinho da Serasa se comporta como um peso-pesado, mas seus golpes podem não ter muita penetração

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Imagem: Duolingo/Serasa/Divulgação

Do outro canto, o campeão da estabilidade e mestre das finanças pessoais Boletinho, o mascote da Serasa, é um veterano das batalhas financeiras, trazendo uma sólida estrutura e aprofundado conhecimento das regras do jogo.

Ele é o típico boxeador que joga com o livro de regras debaixo do braço, preferindo a constância e segurança ao invés dos saltos excessivamente criativos. Apesar de mais velho no ramo, o Boletinho pode muito bem ser o nosso George Foreman, campeão aos 45 anos depois de nocautear Michael Moorer, de 26, em 1994.

  • Pontos fortes
    • Poder de nocaute financeiro: o Boletinho carrega o peso de um score que vai de 0 a 1000, uma medida que dita o poder de compra e a confiança no mercado. Seus golpes são diretos e impactam diretamente a vida do brasileiro, com uma força que pode determinar o futuro financeiro
    • Defesa impenetrável: sua guarda é construída sobre um histórico de pagamentos e uma análise estatística rigorosa. É difícil encontrar brechas em sua guarda, que é sustentada por dados concretos de solvência e responsabilidade
    • Experiência no ringue: o Boletinho não começou hoje. O mascote da Serasa é figura presente na vida dos brasileiros há anos e, junto do público, lida com todos os desafios e alegrias da vida financeira. É verdade que nem todos os seus envolvimentos são experiências agradáveis, mas se há algo com o que se pode contar, é a presença dele (nem que seja para levar um soco na cara). Essa experiência o torna um adversário calmo e calculista, que sabe ler o adversário
  • Pontos fracos
    • Natureza estatisticamente inflexível: uma das dificuldades em lidar com o Boletinho é a sua cabeça dura. Um forte contender na análise de dados e projeções estatísticas, isso por vezes o torna inflexível, pois ele confia demais nos padrões e uma percepção mais humanizada pelo seu oponente pode pegá-lo de surpresa
    • Vulnerabilidade ao “apagão social”: por mais forte que ele seja, a projeção do Boletinho à fama é consideravelmente menor que a de seu oponente verde e bicudo. Se as pessoas não o reconhecem, ele não tem o apelo da torcida e, consequentemente, joga “contra a casa”. Isso pode ter um impacto problemático em sua performance

Score x Score: afinal, quem levou a melhor entre Duolingo e Serasa?

Em meio a um confronto emblemático, que sinceramente flutuou favoravelmente dos dois lados, o resultado final não poderia ser outro senão…um empate.

Ambos os lados apostaram em estratégias que ressaltaram os seus pontos fortes que, confortavelmente, se provaram complementares um para o outro. A campanha Score x Score vem gerando bom engajamento nas redes sociais, e fãs vêm respondendo favoravelmente em prol do seu mascote favorito.

Tão influentes quanto Eddie Hearn, as promotoras dos lutadores — Analigia Martins (que também é diretora de marketing do Duolingo no Brasil) e Gabriela Siqueira (coordenadora de marketing da Serasa) — exaltaram os esforços de seus atletas e se cumprimentaram em um evento de luta bem sucedido. Em algum lugar no exterior, Jake Paul está corado de inveja.

“Em nossas comunicações, sempre buscamos conversar com os brasileiros de forma leve, atual, e que faça sentido na vida real. E, para isso, nada melhor do que unir forças com uma marca tão presente no dia a dia, como o Serasa”, comentou Analigia. “O Score da empresa já é um velho conhecido – agora é hora de mostrar que o Score do Duolingo também pode fazer parte das prioridades. Com essa campanha, queremos reforçar que aprender um novo idioma pode e deve ser tão importante quanto cuidar da saúde financeira. E claro, não há ninguém melhor que os nossos amados mascotes para espalhar essa mensagem.’’ 

Gabriela Siqueira, também teceu suas opiniões: “na Serasa, sempre entendemos que a educação é uma das principais ferramentas para ajudar os brasileiros na saúde financeira. Encontrar o Duolingo que também utiliza desse recurso para mudar a vida de milhares de pessoas foi muito importante. Unir esforços para levarmos as nossas mensagens, de forma leve e divertida, com certeza é um grande passo para ampliar ainda mais a nossa missão por todo o Brasil.”

Confira o resultado logo abaixo:

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.