Oportunidade esportiva

Spaten deve promover segunda edição de seu evento de boxe em setembro

Spaten Fight Night 2 terá Vitor Belfort e Wanderlei Silva na luta principal, a ser realizada em São Paulo

São Paulo - Depois do sucesso da primeira edição, tudo indica que a Spaten realizará mais um evento de boxe: segundo o blog de luta MMA Fighting, a chamada “Spaten Fight Night 2” terá Vitor Belfort e Wanderlei Silva na luta principal, que será realizada em setembro deste ano, em São Paulo.

O blog norte-americano afirma ter confirmado a informação com “múltiplas fontes envolvidas”. O Promoview procurou a assessoria de imprensa da Spaten, mas até o fechamento desta nota, não obteve confirmação da marca.

Lutas de boxe reforçam compromisso da Spaten com esportes de combate

Spaten Fight Night boxe 2
Imagem: UnCenografia/Spaten/Reprodução

Se oficializada, a nova empreitada da Spaten no boxe não será uma total surpresa: é importante ressaltar que o envolvimento da marca nos esportes de combate não é uma novidade.

Há pouco mais de um ano, em junho do ano passado, a cerveja de origem alemã foi oficializada como a marca oficial dos eventos do UFC no Brasil. Mais ou menos na mesma época, a luta final entre Anderson “Spider” Silva e Chael “The American Gangster” Sonnen — longevos rivais do MMA — contou com um investimento promocional forte da marca em workshops, treinos abertos de boxe e muay thai, além de toda uma campanha que mais que compensou o fato da ocasião ser fechada para convidados e jornalistas, embora televisionada pelo canal Combate, da Globosat.

“Ao celebrar a trajetória de Anderson Silva, a Spaten se aproxima dos fãs do lutador e demonstra apreço por um ícone do esporte nacional. A aula com Fábio Noguchi, por exemplo, proporciona uma vivência exclusiva e memorável para os fãs, sendo uma oportunidade de sentir na pele um pouco do que transformou o Spider no ídolo que é hoje”, disse ao Promoview, na época, Nilson Kalili, diretor de marketing da Ambev na Região Sul.

Vitor Belfort e Wanderlei Silva
Vitor Belfort (esq.) e Wanderlei Silva (dir.). Imagem: Eduardo Ferreira, via MMAFighting

Em abril deste ano, noutra ocasião que foi patrocinadora de um torneio de artes marciais, a Spaten divulgou uma luva de alta tecnologia, a ser usada pelos competidores do Martial Arts Championship. Diversos acelerômetros (um tipo de sensor adaptado para a captura de movimentos mais intensos, como um soco) foram inseridos no estofamento da luva, permitindo a leitura de dados interessantes, como a força de impacto de um soco ou a velocidade com a qual ele foi desferido.

Esses dados eram armazenados em um sistema central da transmissão do evento, liberando cupons de desconto para compras de cervejas Spaten desde que os lutadores atingissem um determinado parâmetro de força. A ativação foi feita em parceria com o Zé Delivery.

Ao investir em esportes como o boxe, a Spaten abrange um mercado em franco crescimento no Brasil: um estudo de outubro de 2024 da TotalPass identificou um crescimento expressivo no volume de praticantes de esportes olímpicos no Brasil — com o boxe assumindo a ponta do ranking, cortesia da audiência massiva das chamadas “show fights” — eventos como o Fight Music Show, que contou com participações do ex-boxeador e antigo campeão mundial do esporte, Acelino “Popó” Freitas, lutando contra youtubers, influenciadores e outros boxeadores igualmente aposentados.

Ao mesmo tempo, a Spaten se afasta dos canais mais saturados, como é o caso da Budweiser no futebol, tirando proveito do crescimento de uma determinada linha esportiva — os esportes de combate — antes de seus concorrentes.

Vale lembrar, no entanto, que até agora, a Spaten Fight Night 2 ainda não tem uma confirmação oficial.

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.