Curitiba - A Rua da Música, lançada oficialmente nesta quarta-feira (2), é mais que um espaço: marca o nascimento de um novo polo de experiências ao vivo no Brasil. A via conecta dois dos palcos mais emblemáticos de Curitiba — a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame — e integra o recém-nomeado Parque Jaime Lerner. O espaço será aberto ao público geral no dia 18 de julho.
A iniciativa é da LIVEPARK, empresa da DC Set que há mais de uma década lidera a revitalização do complexo. Agora, entrega um projeto que amplia as possibilidades culturais, turísticas e gastronômicas da capital paranaense. Idealizada por Helinho Pimentel, CEO do Parque Jaime Lerner e sócio da DC Set em Curitiba, a Rua da Música representa um capítulo inédito para o grupo, cuja atuação vem cada vez mais se consolidando na interseção entre infraestrutura, entretenimento e cultura.
“É um dia histórico. A Rua da Música é fruto de um compromisso com a vida — com a natureza, com a cultura, com a diversidade. Isso está no DNA do grupo, mas também faz parte da minha trajetória pessoal”, declarou Helinho Pimentel ao Promoview, visivelmente emocionado durante o evento de lançamento.
Com operações gastronômicas renomadas, estúdio de gravação, espaços expositivos e uma programação artística contínua, o espaço cria novas camadas de ativação para marcas e de imersão para o público. “Esse projeto carrega o espírito da DC Set: um grupo que realiza, que empreende, mas que também se compromete profundamente com o legado cultural das cidades onde atua”, completou.
O evento de lançamento na Ópera de Arame contou com autoridades, convidados e imprensa, que puderam conhecer o espaço antes da inauguração oficial, que será no dia 18 de julho.
Gastronomia, lifestyle e novas ativações
A Rua da Música também inaugura um novo capítulo para a conexão de marcas com o universo da música em Curitiba. O espaço reúne operações de gastronomia que carregam não só qualidade, mas narrativas que dialogam com o espírito do parque.
Entre os destaques estão o Cão Véio, do chef Henrique Fogaça, o Mustang Sally com sua nova identidade, o Ernesto Music Hall, o Cana Benta, o Rosso e o Olaria do Parque. Todas as operações foram pensadas para atuar em sinergia com o ambiente musical, reforçando a proposta de experiências ao vivo e multissensoriais.
Marcas como Electrolux, Heineken, Red Bull e Bradesco apoiam a iniciativa, enxergando ali um terreno fértil para experiências de marca. Em entrevista ao Promoview, Leandro Jasiocha, CEO da Electrolux Brasil, reforçou essa conexão: “Acreditamos que transformar a vida das pessoas vai além dos nossos produtos. É também criar ou apoiar espaços que tornam a vida mais leve. E esse projeto tem tudo a ver com isso”.
Rua da Música foi um sonho por anos
O sonho de transformar a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame em um polo cultural multifacetado iniciou em 2012, ano em que a DCSet venceu a licitação de operação dos venues. Desde então, a empresa deu início a um processo de renovação, que já reposicionou o complexo como destino de grandes shows nacionais e internacionais.
A Rua da Música, por sua vez, está nos papeis há mais de três anos, e contou com vários agentes para sair do papel. Entre eles, as famílias de Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e urbanista, e Paulo Leminski. Para Helinho Pimentel, mais do que uma reconfiguração urbana ou um novo hub cultural, a Rua carrega uma missão afetiva.
Um dos novos espaços, o Estúdio Geração Pedreira abrigará uma exposição permanente que conta mais de três décadas de história da Pedreira Paulo Leminski. O museu terá fotos históricas, objetos de artistas e depoimentos de quem já passou pelo palco mais famoso da capital paranaense. Além disso, o estúdio será um local de criação e gravação para artistas.