A menos de 100 dias da abertura oficial da 40ª Oktoberfest Blumenau, a Spaten, cerveja oficial do maior festival cervejeiro das Américas, apresenta a cenografia inédita da festa. Com um direcional criativo que se ancora em conceitos como autoridade, tradição, território e celebração, o projeto deste ano realça a força da marca que, desde 1397, celebra os melhores outubros com consistência e autenticidade.
Sob curadoria da Agência Guru, o novo conceito cenográfico se desdobra em cinco setores. Cada um possui uma identidade própria, mas se conecta por uma linguagem visual coerente e alinhada à essência de Spaten. Os cenários de cada pavilhão propõem uma jornada emocional por memórias coletivas, aromas ancestrais e símbolos que fazem de Blumenau um lugar único no mundo.
“A cenografia de 2025 nasce de um desejo profundo de honrar o passado sem perder de vista o presente e o futuro”, comenta Rafael Almeida, sócio da Guru. “Cada elemento foi pensado para emocionar, surpreender e acolher, como se cada visitante fosse parte dessa grande história. Estamos criando não apenas um espaço físico, mas uma memória viva da festa”.
Para Cinthia Klumpp, diretora de marketing de Spaten, a cada ano a marca fortalece o elo com a tradição e atemporalidade, criando experiências únicas. “Celebrar quatro anos consecutivos como patrocinadora oficial da Oktoberfest é uma honra para nós, que estamos desde a primeira edição da festa em Munique, nosso local de origem, ligados a esta expressão cultural tão vibrante”, afirma a executiva.
Conheça os setores da Oktoberfest Blumenau 2025
Setor 1 – “Uma homenagem à Oktoberfest de Blumenau”
Este espaço homenageia os 40 anos da Oktoberfest de Blumenau. As paredes trazem ilustrações dos pontos turísticos da cidade, criadas pelo artista Victor Beuren, responsável pelo cartaz oficial deste ano. A cenografia também carrega uma estética fiel à identidade visual da Spaten, celebrando a história e o legado da festa.
Setor 2 – “Spaten”
Um encontro da herança cervejeira com a sofisticação do presente. Elementos clássicos da cultura alemã, como os bordados das tradicionais lederhosen (bermudas de couro que fazem parte do traje típico da região da Baviera), ganham uma releitura contemporânea com influências do design brutalista germânico e do modernismo brasileiro. O teto e a paleta de cores são protagonistas na construção de um ambiente elegante e imponente.
Setor 3 – “Força Cervejeira”
Uma imersão em uma cervejaria sensorial. Inspirado nos ingredientes, nos processos de produção e na história da cerveja, o espaço tem paleta composta por cimento queimado claro, tons de malte, lúpulo e latão. Um convite à experiência, do olhar ao paladar, e um verdadeiro tributo à alma do líquido.
Setor 4 – Spaten Platz – “Origem”
Com protagonismo para as ilustrações, o espaço exalta elementos da herança alemã e da arquitetura enxaimel — técnica construtiva alemã com vigas de madeira dispostas em uma espécie de treliça. As texturas com ruído e o dourado marcante reforçam a sofisticação e a tradição da marca. Traz o espírito da origem com gravuras clássicas e traços arquitetônicos, reforçando a conexão da festa com a história da imigração e com o legado cultural alemão que molda a identidade da cidade.
Setor 5 – “Tradição”
Inspirado no conceito de Gemütlichkeit – termo alemão que remete ao acolhimento e à comunhão – este espaço trará grandes bancos e mesas coletivas, iluminação quente e texturas de madeira e couro sintético. Ideal para momentos de confraternização e celebração coletiva, será o ponto de encontro perfeito entre os brindes.
Relação da Spaten com a Oktoberfest
Apesar de ser relativamente nova no mercado brasileiro, a Spaten surgiu há mais de 700 anos em Munique. Por isso, é a marca perfeita para o equilíbrio entre tradição e novidade. Parte do portfólio premium da Ambev, Spaten tem desempenhado um papel importante na estratégia de patrocínio da companhia.
A presença nesses eventos de forma consistente tem mostrado resultados para a expansão da marca no Brasil. No primeiro trimestre de 2025, as cervejas premium da companhia registraram um crescimento superior a 20% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com os resultados financeiros divulgados em maio.