Com mais de uma década de atuação na Stock Car, a Ipiranga Racing já conquistou muito mais do que pole positions. A presença da equipe na principal categoria do automobilismo nacional é um motor estratégico que impulsiona o branding da companhia junto de outras iniciativas voltadas ao setor.
Em entrevista recente ao Promoview, Rafaella Gobara, Diretora de Marketing da Ipiranga, falou sobre como as iniciativas voltadas para o automobilismo se tornaram uma plataforma offline que traduzem os valores e campanhas da marca para dentro e fora das pistas.
Desde 2009, nosso time Ipiranga Racing trabalha todos os dias buscando sempre os melhores resultados. Levamos isso para a nossa plataforma de marca, ‘Completa pra Mim’, e hoje o nosso patrocínio na Ipiranga Racing é uma parte importante da nossa estratégia de branding. Nossa presença nas pistas hoje é fundamental para que nossas campanhas e produtos, como a Ipimax, atinjam ainda mais pessoas
Rafaella Gobara, diretora de Marketing da Ipiranga.
Mais mulheres nas pistas e nos bastidores
Outra iniciativa que compõe as ações da Ipiranga nesse universo é o projeto Girls Like Racing, que tem ampliado o espaço das mulheres dentro do automobilismo. O programa já envolveu mais de 900 participantes de diferentes perfis e promove oficinas práticas, rodas de conversa e experiências em autódromos para mostrar que há, sim, lugar para elas em diferentes áreas do setor.
O crescimento do público feminino também é notável nas arquibancadas e nas redes sociais. “Esse movimento precisa ser reconhecido, estimulado e representado. Promover equidade, para nós, não é apenas abrir espaço, mas garantir pertencimento. O Girls Like Racing é uma forma concreta de fazer isso acontecer. E quando vemos essas mulheres se reconhecendo no ambiente das corridas, interagindo com a equipe e se aproximando da marca de maneira autêntica, temos certeza de que estamos construindo algo que vai muito além das pistas“ reforça Gobara.
Da pista para o guarda-roupa
Em paralelo ao desempenho nas corridas e às pautas de diversidade, a Ipiranga também aposta no lifestyle como parte de sua narrativa de marca. A mais recente colaboração com a Carnan, que assina os novos uniformes da temporada 2025, reforça esse posicionamento ao unir mobilidade, moda e autenticidade em uma coleção com DNA do street wear.
“As peças agora podem fazer parte da rotina de quem vive o automobilismo com paixão, como a nossa equipe Ipiranga Racing, mas também dos consumidores que buscam uma peça exclusiva, funcional e bonita. E quando isso acontece, o uniforme passa a carregar uma forma de se conectar com a marca”, ressalta a diretora.
Da mesma forma, essa decisão também conversa com o desejo da marca de ocupar novos mercados e atingir um público diferenciado, como explica a Diretora de Marketing:
“Quando pensamos nessa collab, queríamos estar presentes em territórios que não necessariamente fazem parte do universo do automobilismo. Nossa ideia era trazer um novo olhar sobre os elementos desse esporte e levar isso para o guarda-roupa dos consumidores. Com esse movimento, também levamos a emoção das pistas até mesmo para quem não costuma frequentar os autódromos”.
Experiências que ultrapassam a linha de chegada
Ao longo da temporada, a Ipiranga vem desenvolvendo ações imersivas para fazer com que os diferentes públicos engajem nas corridas. Um exemplo disso é a recém-lançada Academia Esporte Motor, que oferece formação técnica gratuita com aulas práticas e teóricas para jovens de escolas públicas de São Paulo interessados em trabalhar nas áreas do setor.
“É um projeto que nos dá muito orgulho porque é um exemplo da abordagem democrática da Ipiranga: somos uma marca cuja missão é romper barreiras e incluir públicos diversos, seja no esporte automotor ou na moda, por meio de ações como a collab com a Carnan ou Girls Like Racing”, finaliza.