Desde o último dia 18 (e até o próximo dia 29), a Hermès vem apresentando a ativação Mystery at the Groom’s em Nova York, uma experiência gamificada que traz uma trama de suspense e convida visitantes a desvendarem os mistérios por trás do desaparecimento dos cavalos que representam a marca de luxo.
Por meio de um aplicativo para smartphones, o público pode explorar uma antiga “groom’s house” — uma espécie de alojamento para tratadores de cavalos, muito comum em haras e outras instalações do tipo. Essa estrutura conta com seis cenários — lavanderia, dormitório, despensa, refeitório, estufa e biblioteca — todos com pistas que levam ao resgate dos animais perdidos.
Mystery at the Groom’s aposta em narração imersiva e cenografia com produtos da Hermès
Inspirada em uma versão original dela própria, lançada na China em 2023, a ativação Mystery at the Groom’s apresenta enigmas interativos — como decifrar cofres e acionar mecanismos ocultos — em cenários que incluem lenços, bolsas Birkin e Kelly, artigos de couro e objetos de decoração que remetem a linhas de produtos da Hermès.
Não muito diferente de uma Escape Room, cada etapa da trama é cronometrada, além de conduzida por um narrador oculto que vai detalhando, aos poucos, a progressão da história à medida em que os participantes encontram pistas e resolvem enigmas. Quem conclui a missão recebe um brinde exclusivo na saída.
O tal narrador — chamado “Sr. Honoré” — é uma referência ao endereço histórico da Hermès em Paris (Rue du Faubourg Saint-Honoré). Ele é incumbido de guiar o roteiro, além de fornecer algumas das pistas dos enigmas em meio a efeitos sonoros, como cascos de cavalo ecoando à distância.
Segundo Pierre-Alexis Dumas, diretor artístico da Hermès, “o cavalo simboliza nossa liberdade criativa e convida à imaginação”.
Até o momento, os ingressos para participar da ativação Mystery at the Groom’s já se esgotaram, mas a estrutura da Hermès também contempla consumidores que chegam sem hora marcada (walk ins) em sessões diárias realizadas por ordem de chegada. Vale lembrar que a participação é gratuita.
Segundo a marca, a ativação continuará seu curso em uma turnê global: após Nova York, a instalação segue para Tóquio, Singapura e Paris ao longo de 2025. Infelizmente, não há informações de alguma passagem pelo Brasil.