A Otimifica, referência em reputação digital e criadora do método Inbound PR, acaba de lançar o GPT Otimindex, uma ferramenta gratuita desenvolvida para avaliar se os sites estão preparados para a nova realidade da busca com inteligência artificial.
Com a chegada dos resumos gerados por IA no Google – como o SGE (Search Generative Experience) – até 35% dos cliques deixaram os resultados tradicionais. Esse novo comportamento exige mais do que bom SEO: agora, é preciso garantir que o conteúdo das marcas seja compreendido e recomendado pelas inteligências artificiais.
Foi com base nesse desafio que a Otimifica desenvolveu o GPT Otimindex. Em segundos, a ferramenta analisa se o site possui estrutura técnica, confiabilidade e densidade semântica suficientes para aparecer nos resumos das IAs que influenciam diretamente a visibilidade das marcas no ambiente digital.
O GPT Otimindex utiliza critérios adotados por sistemas como o Google Overview e foi construído com base em estudos da MIT Sloan Management Review Brasil. Direcionada especialmente para departamentos de marketing e comunicação de empresas B2B, a ferramenta oferece diagnósticos práticos e acionáveis, mostrando não apenas se o conteúdo é legível pelas IAs, mas o que precisa ser ajustado para ampliar sua performance.
Ariane Feijó, CEO da Otimifica, destaca: “Não basta estar online. É preciso garantir que a sua comunicação seja decifrada pelos algoritmos que já definem o que tem ou não visibilidade no ambiente digital”.
O GPT Otimindex se soma ao portfólio de soluções da consultoria voltadas à construção de patrimônio digital, reforçando a importância de uma comunicação orientada por dados, reputação e sincronização entre conteúdo, tecnologia e negócio.