Play na Proteção

BB Seguros aposta em gamificação com realidade virtual para transformar a experiência do cliente

Projeto “Play na Proteção”, criado em parceria com a Eagle Agência e desenvolvido em parceria com a CI&T, utiliza VR para engajar e educar o público sobre seguros de forma imersiva e interativa

O universo dos seguros acaba de ganhar um novo código de linguagem, mais intuitivo, mais lúdico e, acima de tudo, mais conectado com os comportamentos atuais de consumo e atenção. A BB Seguros, em parceria com a Eagle Agência, desenvolveu o projeto “Play na Proteção”, uma experiência imersiva em realidade virtual que traduz o universo dos seguros em uma jornada interativa, informativa e divertida. O game foi desenvolvido em parceria com a CI&T, especialista global em transformação tecnológica.

A proposta do game nasceu de uma provocação vinda diretamente do SXSW 2024, onde o time criativo da Eagle identificou os caminhos da tecnologia aplicada à educação de marca e ao engajamento de públicos. A partir disso, nasceu um projeto proprietário, customizado para os óculos de VR, com linguagem acessível e experiências desenhadas para transformar temas tradicionalmente complexos em um conteúdo fácil de absorver e, principalmente, memorável.

Brenda Maia destaca a relevância de iniciativas como essa diante das transformações no comportamento do novo consumidor. “ A escolha estratégica pelo setor de seguros foi guiada pela sinergia identificada pela equipe de Marketing da Brasilseg, assegurando um alinhamento preciso com as demandas atuais do mercado e reforçando a importância de ações conectadas às novas expectativas de valor, experiência e propósito.” afirma Brenda Maia, CEO da Eagle Agência.

A primeira ativação aconteceu na sede da Brasilseg, uma empresa BB Seguros, com uma ambientação completa e participação ativa de colaboradores e convidados. O game foi desenhado para mostrar, na prática, como diferentes tipos de seguros se aplicam à vida real, usando elementos de storytelling e dinâmicas gamificadas para reforçar mensagens-chave.

“Dar vida ao ‘Play na Proteção’ foi uma jornada colaborativa, unindo criatividade e propósito para traduzir, de forma leve e envolvente, a proposta da BB Seguros. O game convida o público para uma experiência acessível e imersiva, que vai além do entretenimento, despertando reflexão e conexão com a marca. Mais do que um jogo, é uma ferramenta de aproximação, que informa, engaja e reforça o valor de estar protegido — de um jeito original e memorável’’, comenta Lucas Dib, head de Immersive & Gaming, CI&T.

Além da versão em realidade virtual, o game também foi pensado para ser inclusivo e acessível: pode ser jogado diretamente a partir de um smartphone, via leitura de QR Code, o que amplia seu alcance e permite a ativação simultânea em diferentes contextos e eventos da marca, com customização de conteúdo de acordo com o público de cada ocasião.

“Buscamos constantemente conscientizar a sociedade sobre a importância da cultura de proteção, promovendo ações que reforcem seu valor e impacto no dia a dia. O ‘Play na Proteção’ é um exemplo concreto de como a tecnologia pode ser usada com propósito, não apenas para facilitar a jornada do cliente, mas principalmente para levar informações relevantes e conscientizar a população sobre a importância da segurança financeira”, afirma Kelly Tassinari, Gerente de Planejamento de Marketing da Brasilseg.

Com retorno positivo tanto do público quanto dos executivos envolvidos, o “Play na Proteção” mostra como a gamificação, aliada à tecnologia imersiva, pode ser uma ferramenta eficaz não só para informar, mas também para estreitar laços e gerar valor de marca de forma relevante.

Fotos: Eagle Agência