
As novas configurações das famílias com cada vez menos crianças transcende a mera estatística demográfica e apresenta um cenário rico em nuances e com implicações significativas para o universo do marketing, e em especial, no live marketing. Alguns dados como o de que já temos mais mulheres com 60 anos ou mais do que crianças de zero a treze anos ajudam a dar forma a esta tendência demográfica. Compreender essa nova dinâmica é crucial para marcas que buscam se conectar de forma autêntica e relevante com seus públicos, inclusive o público 60+.
Um dos principais desafios reside na segmentação e personalização da comunicação. Direcionar mensagens que ressoem simultaneamente com os pais, pertencentes a uma geração com suas próprias prioridades e valores, e com os quatro avós, cada um com suas particularidades etárias, experiências e poder de influência, exige uma abordagem sofisticada. As marcas precisam evitar generalizações e buscar insights profundos sobre os diferentes papéis e necessidades dentro dessa estrutura familiar. As personas ficaram mais complexas.
Outro ponto de atenção é a de não construir estereótipos equivocados. A representação da figura dos avós no marketing tradicional ainda os coloca em papéis passivos ou puramente ligados aos cuidados.
O novo cenário demográfico revela avós ativos, conectados, com poder de compra e influência significativa nas decisões familiares, inclusive nas relacionadas ao neto.
Ignorar essa realidade pode levar a estratégias, ações e campanhas ineficazes. A complexidade do processo decisório de compra também se intensifica. As decisões relacionadas ao neto podem envolver a opinião e o poder de compra de até seis adultos. Compreender quem são os influenciadores em cada etapa do processo e como suas opiniões se articulam é fundamental para o sucesso das estratégias de live marketing, um terreno fértil para a criação de experiências memoráveis e engajadoras.
A criação de eventos multigeracionais é uma oportunidade para eventos que envolvam atividades e formatos que agradem a todas as faixas etárias presentes na família – do neto aos bisavós (em alguns casos) – podem gerar forte conexão emocional com a marca. Festivais, workshops interativos, atividades ao ar livre e eventos culturais com atrações diversificadas podem fortalecer os laços familiares e associar a marca a momentos positivos compartilhados.
Experiências personalizadas e inclusivas do live marketing permitem a criação de ativações que considerem as necessidades e preferências de cada membro da família. Espaços com conforto para os mais velhos, atividades lúdicas para as crianças e momentos de interação para os pais podem demonstrar a sensibilidade da marca em atender a diversidade do público presente.
Geração de conteúdo autêntico e compartilhável com momentos de interação genuína entre as diferentes gerações em eventos, podem ser capturados e transformados em conteúdo orgânico e altamente engajador para as redes sociais. Histórias de avós e netos compartilhando experiências, pais e avós trocando aprendizados e a alegria da família reunida podem gerar identificação e fortalecer a imagem da marca.
O contato direto e a experiência positiva proporcionada pelo live marketing fortalecem o vínculo com todos os membros da família, promovendo não apenas engajamento imediato, mas também um relacionamento duradouro.
Avós que se sentem valorizados e incluídos, pais que encontram soluções para suas necessidades e netos que vivenciam momentos especiais se tornam potenciais defensores da marca.
Para finalizar, a ascensão da família “Um Neto e Quatro Avós” representa uma mudança paradigmática com implicações significativas. O live marketing, com sua capacidade de criar experiências imersivas e personalizadas é a ferramenta para conectar marcas com essa nova realidade. Ao reconhecer a riqueza e a complexidade dessa dinâmica familiar, as marcas podem construir relacionamentos genuinamente autênticos e duradouros com um público cada vez presente, com capacidade financeira e que busca experiências para si e para os seus.
Marketing 60+
Martin Henkel é CEO da SeniorLab, Professor de marketing 60+ na FGV, sócio do Terra da Longevidade Produtos, criador e coautor dos livros 'A Trilha da Longevidade Brasileira' e ' SHOPPER60+'
Martin Henkel é CEO da SeniorLab, Professor de marketing 60+ na FGV, sócio do Terra da Longevidade Produtos, criador e coautor dos livros 'A Trilha da Longevidade Brasileira' e ' SHOPPER60+'