São Paulo - Em uma iniciativa inédita, O Boticário lança a BotiRecicla Store — a primeira loja do mundo onde embalagens vazias de cosméticos se transformam em moeda de troca. Com foco na sustentabilidade, a loja reflete esse compromisso em cada detalhe: da arquitetura e escolha dos materiais aos produtos disponíveis.
A BotiRecicla Store acontece no mês em que se celebra o Dia Internacional da Reciclagem e estará aberta exclusivamente nos dias 23, 24 e 25 de maio, na loja conceito de Pinheiros. Dentro da loja, uma balança high-tech será capaz de reconhecer o peso das embalagens que cada pessoa coloca nela, liberando automaticamente os créditos para serem usados na hora. Além disso, a balança também calcula quanto de CO2 foi economizado para o planeta a cada participação.
Consumidores poderão trocar embalagens vazias de qualquer marca de cosméticos por itens exclusivos. A prancha de surf do medalhista olímpico Gabriel Medina, por exemplo, ou um fone de ouvido do DJ e produtor musical Alok. Cada produto icônico terá um valor diferente, começando a partir de 700 gramas de embalagens vazias.
Além disso, outros produtos de Boti e experiências podem ser adquiridos. Um dos destaques é o corte de cabelo com especialistas da marca TRUSS, em que os fios serão destinados para o projeto Fiotrar, uma iniciativa apoiada pela Fundação Grupo Boticário, a favor da conservação do ambiente marinho.
Durante o período da ação, a flagship de Pinheiros estará totalmente dedicada à experiência, sem a comercialização de outros produtos da marca.
Campanha revela produtos exclusivos
No último sábado (17), Dia Mundial da Reciclagem, a marca publicou um teaser provocativo. A flagship da marca foi envelopada e “fechada”, despertando a curiosidade do público com a mensagem: “Não estamos fechando. Estamos reciclando. Aguardem”.
E, nesta segunda-feira (19), O Boticário lançou o primeiro filme da ação, que revela um dos produtos icônicos que estará na loja: uma prancha profissional do Medina.
No filme é apresentado uma pirâmide cenográfica formada exclusivamente por embalagens vazias de cosméticos. Cada frasco empilhado individualmente, mostra o valor dos materiais recicláveis. No final, vemos a quantidade de embalagens necessárias para “comprar” a prancha do Medina e um convite para visitar a loja. Durante esta semana, mais filmes e produtos serão revelados.
Cenografia sustentável
Com assinatura do arquiteto e designer Guto Requena, a Boti Recicla Store foi pensada para ser totalmente sustentável e todo o material utilizado na execução dela será reaproveitado em iniciativas relacionadas à sustentabilidade.
“O Boti Recicla Store é um convite para que os consumidores participem ativamente de um movimento de transformação. Ao trocar embalagens pós consumo vazias de cosméticos por produtos icônicos, reforçamos nosso compromisso com a beleza que se preocupa com o futuro — incentivando o descarte consciente e mostrando que pequenas atitudes geram grandes impactos. Sustentabilidade sempre foi um valor essencial para O Boticário, e seguimos investindo em iniciativas que unem inovação, engajamento e responsabilidade ambiental”, afirma Carolina Carrasco, Diretora Branding e Comunicação do Grupo Boticário.
Boti Recicla
A iniciativa está ligada ao Boti Recicla, o maior programa de logística reversa no varejo de beleza do Brasil em pontos de coleta. Criado em 2006, o programa já conta com mais de 4 mil pontos de coleta nas lojas de todo o país e todas as embalagens vazias de cosméticos devolvidas por consumidores e revendedores são encaminhadas para 15 destinatários, em sua maioria cooperativas de reciclagem, que realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos.