O Banco do Brasil concluiu recentemente a fase de recebimento de propostas para uma licitação bilionária, com um orçamento total de R$ 1,9 bilhão, destinada à contratação de quatro agências de marketing promocional para os próximos cinco anos.
De acordo com o portal Licitações-e do Governo Federal, a licitação foi originalmente aberta entre janeiro e fevereiro deste ano, com propostas de sete agências sendo recebidas até abril. Após um mês de deliberações, o Banco do Brasil finalmente selecionou as quatro agências vencedoras.
Contratações do Banco do Brasil farão ativações de marketing, participação em eventos e auxílio especializado de comunicação
Avaliando o perfil das agências vencedoras da licitação, é seguro concluir que a ação do Banco do Brasil busca reforçar suas capacidades na promoção e participação de eventos, bem como ativações e outros serviços pertinentes ao marketing e comunicação da marca.
A premissa não é incomum, já que o banco é parceiro de diversos eventos culturais e musicais, como por exemplo o AFROPUNK Brasil e, tão logo, o João Rock.
Além disso, a instituição também tem o hábito de alavancar iniciativas próprias para anunciar novos produtos, branding ou datas comemorativas, como o Dia das Mães.
A conclusão é fácil de se tirar pelo descritivo da licitação:
“Contratação de 04 (quatro) agências especializadas em Marketing Promocional, em 2 lotes, para prestação de serviços de planejamento e conceituação criativa; criação de peças promocionais; produção e logística de ações promocionais e eventos de todas as naturezas, para os públicos externo e interno, de interesse do Banco do Brasil S. A. e demais empresas que integram o Conglomerado Banco do Brasil, inclusive as que vierem a integrá-lo, em âmbito nacional e internacional.”
Trecho do edital de licitação do Banco do Brasil, via Licitacões-e.gov
A parte de “lotes” é que pode causar confusão a quem não é familiarizado com práticas de marketing: essencialmente, os “dois lotes” significam a contratação das quatro agências, dividida em duas partes.
Cada parte representa um grupo específico de agências a serem contratadas. Em outras palavras, ao invés de selecionar as quatro agências de marketing de uma única vez, o Banco do Brasil fará dois processos de seleção separados — cada um resultando na contratação de um número específico de agências (duas por lote, totalizando as quatro).
Finalmente, as agências contratadas são:
1º lote: R$ 1,33 bilhão
- V3A
- Sherpa42
2º lote: R$ 670 milhões
- Terruá
- Monumenta
O período total de contratação é de 60 meses — cinco anos, para ser mais preciso. E os lotes em si provavelmente terão atribuições diferentes (o Banco do Brasil terá ações avulsas de marketing entre o primeiro e o segundo), daí a divisão entre quatro agências com especialidades distintas.
O Promoview procurou a assessoria de imprensa do Banco do Brasil para comentários adicionais, e vamos atualizar esta matéria quando recebermos a resposta.