A grife italiana Valentino acaba de lançar uma experiência sonora musical em sua boutique na Madison Avenue, em Nova York. A novidade, batizada de L’Atelier Sonore, é uma sala de escuta intimista que transforma o mezanino da loja em um espaço dedicado ao som e à experimentação artística. O projeto foi desenvolvido em parceria com o coletivo cultural italiano Terraforma, fundado por Ruggero Pietromarchi, e traz paisagens sonoras criadas pelo designer de som Giorgio Di Salvo.
“Adoro trabalhar com músicos, porque o som, a música e tudo o que é impalpável fazem parte do meu processo criativo. A música interage diretamente com a criação dos objetos. Minha vida criativa é feita de sons, e a música é uma linguagem poderosa que amo usar”, afirma Alessandro Michele, diretor criativo da grife.
L’Atelier Sonore
A ambientação do espaço gira em torno de três elementos centrais: um sistema de som personalizado, uma mesa de escuta artesanal inspirada na marcenaria tradicional e um mobiliário modular com almofadas de veludo. Cada detalhe é revestido com madeiras finas em patchwork, reforçando a estética sofisticada e sensorial da instalação.
“Vejo esta colaboração como um encontro cultural significativo, onde estética, som e design dialogam em alto nível. L’Atelier Sonore é uma experiência auditiva imersiva que se desdobra organicamente em um rico espectro de sons e texturas”, disse Pietromarchi. “Este projeto é impulsionado por um compromisso compartilhado de expandir os limites criativos e reimaginar as maneiras como vivenciamos e habitamos o espaço por meio do som”.
A abertura oficial aconteceu nesta sexta (16), com uma programação especial de 10 horas de música ao vivo de artistas internacionais, incluindo incluindo Laraaji, Lea Bertucci, Laurel Halo, Lizzi Bougatsos, Chuquimamani-Condori, Kevin Beasley, Veronica Vasicka e Physical Therapy. Em datas especiais, amigos da grife serão convidados para comandar sessões de escuta com seleções musicais de seus próprios acervos.
O público também poderá participar da abertura da experiência musical mediante inscrição no site da Valentino. Após a estreia, a playlist curada pelo Terraforma continuará sendo reproduzida no ambiente da loja e o espaço permanecerá aberto ao público diariamente até o fim de agosto.
*Com informações de WWD