Apresentação Banco do Brasil

Em esquenta para o festival, Papo João Rock reflete sobre música, experiências culturais e sociedade

O evento, que aconteceu pela primeira vez em São Paulo, contou com intervenções artísticas, ações de marcas e pocket show

São Paulo - A primeira edição do Papo João Rock São Paulo foi realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB SP), na terça-feira, 13 de maio. Com o tema “Clássico x Novo na Música”, os painéis mediados por Titi Müller e MariMoon levaram reflexões sobre música, igualdade de gênero, experiências culturais e transformação social.

“O Papo João Rock é uma extensão natural do que o festival representa: muito além da música, queremos ampliar conversas que inspirem transformação e fortaleçam a cena cultural brasileira”, destaca Marcelo Rocci, um dos organizadores do festival, onde o Promoview será parceiro oficial de mídia.

Paula Sayão, diretora de Marketing e Comunicação do BB, realizou a abertura do evento.

Além dos bate-papos, o evento contou com intervenções artísticas ao vivo, ações de marcas e um pocket show. “Escolhemos São Paulo para essa primeira edição fora de Ribeirão Preto, onde o festival acontece, justamente por ser um centro pulsante de cultura, inovação e diversidade”, complementa Vanessa Toledo, Head Consumer Insights do João Rock.

Painéis

O primeiro painel, “Gerações: A ressignificação de formatos clássicos”, reuniu dois momentos distintos da cena cultural: Marina Person, uma das principais VJs da MTV nos anos 1990, e Valen Bandeira, fenômeno das plataformas digitais e atual apresentadora do novo “Beija Sapo”. A conversa permeou a evolução e conexão com a música, consumo e o impacto das redes sociais.

Marina Person, Valen Bandeira, MariMoon e Titi Müller.

No segundo ato, “O Futuro dos Festivais: Música, Cultura e Experiências”, com Claudia Assef, editora-chefe da Billboard Brasil, e Alexandre Nickel, criador de conteúdo e integrante do Squad Eisenbahn, patrocinadora oficial do João Rock, abordou a igualdade de gênero nos eventos, experiências culturais e a participação das marcas nos festivais.

“Precisamos entender qual é o papel de cada player dentro do ambiente do festival. A música tem que ser o mais importante. Quando eu sinto que a música está em primeiro plano, e que as marcas são legais, têm ativações interessantes, coisas bacanas, muitas vezes você até se surpreende com alguma marca, aí sim é bom”, destacou Claudia Assef.

Segundo painel do evento Papo João Rock
Alexandre Nickel, Claudia Assef, MariMoon e Titi

Durante a conversa, ela também destacou a Pesquisa Mapa dos Festivais, patrocinada pelo Promoview, e a importância da infraestrutura dos eventos musicais:

“Vi o estudo recentemente e ele mostra que na hora de comprar o ingresso, o que pesa mais na decisão de compra não é só o line-up. É a infraestrutura, o conforto. Se tem banheiro decente, se não tem fila enorme pra comprar cerveja ou comida, e por aí vai. Isso conta muito na decisão. (…) Então, pra mim, o ideal é isso: uma boa infraestrutura, marcas conscientes de que não são as protagonistas, e música boa”, acrescenta.

Fechando a programação, “Música e Transformações Sociais”, falou sobre o poder da arte como agente de mudança. O bate-papo contou com Fioti, músico, produtor e cofundador da LAB Fantasma e MC Soffia, representante do novo rap nacional, com letras de empoderamento e combate ao preconceito.

Parceria com o Banco do Brasil

Apresentado pelo Banco do Brasil, o “Papo João Rock” é um esquenta para o festival, sendo um evento de relacionamento voltado para amplificar a iniciativa. “Ano passado esse papo aconteceu pela primeira vez em Ribeirão Preto. Este ano, além de Ribeirão, também trouxemos para São Paulo, que concentra boa parte do público que viaja até lá para curtir o festival”, explica Patrícia Chaim, Gerente de Promoção e Patrocínio do BB para o Promoview.

Ainda de acordo com Patrícia, a expectativa com a parceria é conectar cultura e entretenimento, além de valorizar a fomentar os novos artistas nacionais. “O João Rock traz essa mensagem para o público, para nossos clientes e para quem quiser entender um pouco mais dessa experiência”, diz.

Para este ano, a marca está levando a campanha “A gente se importa”, que se desdobra em ativações volantes com o mote “Todo fã importa”. “A ideia é conhecer esses fãs. No João Rock, por exemplo, vamos montar um estúdio para conversar com o público, gravar conteúdos, promover interações entre artistas, influenciadores e os fãs. A gente quer que esse diálogo aconteça. E tudo isso também está vinculado ao tema e à curadoria artística do festival, que este ano tem como foco diversidade e acolhimento”, finaliza a Gerente de Promoção e Patrocínio.

Beatriz Maxima

Repórter

Jornalista com ampla experiência em produção de conteúdo, cobertura de eventos e gestão de canais digitais. Formada em Jornalismo pela Unesp, é pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento.

Jornalista com ampla experiência em produção de conteúdo, cobertura de eventos e gestão de canais digitais. Formada em Jornalismo pela Unesp, é pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento.