Confira as marcas patrocinadoras

De eletrônica a sertanejo, Curitiba recebe três festivais de música em maio

Warung Day Festival, Coolritiba e Curitiba Country Festival chegam à capital paranaense reforçando tendência de públicos cada vez mais nichados

Com uma agenda musical intensa, Curitiba mostra mais uma vez sua versatilidade como polo cultural e de entretenimento. Somente em maio de 2025, a capital paranaense será palco de três festivais que representam universos musicais bem distintos: o Warung Day Festival (03 de maio), voltado à música eletrônica; o Coolritiba (17 de maio), com foco no pop, rock e MPB; e o Curitiba Country Festival (24 e 25 de maio), um dos maiores eventos sertanejos do Sul do Brasil.

Warung Day Festival

Inspirado no icônico club catarinense, o Warung Day Festival chega à Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba, neste sábado (03/05). A edição conta com atrações como Amê Live, Cinthie, DJ Tennis e Hernan Cattaneo. O cenário natural e a cenografia elaborada são marcas registradas do festival, que terá a Heineken como principal patrocinadora. Aperol Spritz, Coca-Cola, Jack Daniel’s, Grey Goose e Bombay Saphire também estão no quadro de patrocinadoras.

Ainda há ingressos disponíveis para o festival a partir de R$ 325 no site da Ingresse ou no Blueticket.

Coolritiba

No sábado, 17 de maio, também na Pedreira Paulo Leminski, é a vez do Festival Coolritiba, conhecido por reunir arte, sustentabilidade e diversidade musical. A edição de 2025 traz nomes como Caetano Veloso, Liniker, Matuê, CPM22 e Jovem Dionísio. Quem comanda a festa é a Budweiser, cerveja oficial do rolê, que conta também com o patrocínio de Johhnie Walker Blonde, Tim, Mili e Neodent.

Os ingressos para o festival estão disponíveis no site oficial, a partir de R$ 320 (meia-entrada).

Curitiba Country Festival

Fechando o mês, o Curitiba Country Festival promete dois dias de festa no Expotrade, em Pinhais, região metropolitana. Sobem ao palco no sábado (24/05) Luan Santana, Wesley Safadão, Pedro Sampaio e outras atrações. Enquanto no domingo (25/05), se apresentam nomes como Maiara & Maraísa, Simone Mendes, Menos é Mais. Os ingressos estão disponíveis no site oficial do CCF.

Ainda não há informações sobre os patrocinadores oficial do Country Festival, que, no ano passado, contou com mais marcas locais e teve Therezópolis como cerveja oficial.

Segmentação de públicos é uma tendência no mercado

Sertanejo, eletrônica e MPB parece mistura o suficiente, mas é só o começo. Este ano, a cidade já recebeu o festival The Offspring, uma turnê da banda em conjunto com Sublime, Rise Against e The Damned e outros nomes do metal e do punk. Além disso, em agosto, o estádio Couto Pereira volta a sediar o I Wanna Be Tour, que celebra o pop-punk com atrações como Fall Out Boy e Good Charlotte.

Essa variedade reflete uma tendência clara no mercado de entretenimento: a segmentação de público. Afinal, às vezes ao tentar agradar todo mundo, acaba-se agrando ninguém. Com eventos nichados, as chances do line-up e das experiências fazerem sentido para o público são maiores. Ao investir em eventos com identidades bem definidas, produtores e marcas conseguem se conectar de forma mais direta com seus consumidores, oferecendo experiências mais assertivas.

Apesar da agenda lotada, Curitiba ainda luta para entrar no radar nacional

Enquanto a cidade segue se consolidando como um local de parada para turnês de grandes artistas, ainda há uma dificuldade de atrair público de outros estados para os festivais proprietários de Curitiba. Ao contrário do Warung Day Festival, por exemplo, que passa por algumas cidades, o Coolritiba e Curitiba Country Festival são eventos que só acontecem na capital paranaense.

Eventos locais ainda possuem uma presença tímida de marcas, que optam por festivais maiores, além de priorizar o eixo Rio-São Paulo. De acordo com o estudo Mapa dos Festivais: Panorama 2024, patrocinado pelo Promoview, o Sul recebeu 42 festivais em 2024, mas apenas 108 marcas apoiaram, uma média de duas marcas por festival.

Festivais mais frequentados do Brasil

Além disso, Curitiba não entra na lista dos festivais mais frequentados por brasileiros — que traz eventos de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal. Esse cenário pode mudar nos próximos anos, tendo em vista que os festivais curitibanos mantém uma consistência. O Country Festival está em sua 16ª edição, enquanto o Coolritiba está em seu sétimo ano, o que demonstra que os projetos, apesar de “jovens”, têm conseguido se manter relevantes ao público.

Kássia Calonassi
Kássia Calonassi

Head de Conteúdo

Jornalista especializada em Gestão Estratégica de Conteúdo. Líder de Redação, Social Media e Newsletter no Promoview desde 2024, onde atua como Head de Conteúdo e Editora-Chefe. Pesquisadora de Brand Experience e Live Marketing na UFPR.

Jornalista especializada em Gestão Estratégica de Conteúdo. Líder de Redação, Social Media e Newsletter no Promoview desde 2024, onde atua como Head de Conteúdo e Editora-Chefe. Pesquisadora de Brand Experience e Live Marketing na UFPR.