O LinkedIn divulgou hoje uma pesquisa que revela que aproximadamente 80% dos profissionais no Brasil, com idade entre 25 e 33 anos, afirmam enfrentar a crise dos 25 (quarter-life crisis, no termo em inglês).
É o primeiro momento de dúvida, em que convergem pressões sociais com relação ao trabalho e à vida pessoal e o profissional tende a fazer uma reavaliação de suas escolhas. Surpreendentemente, no topo de suas aflições, estão o desejo e a necessidade de ter uma casa própria.A pesquisa também identificou outros motivos que ajudam a aumentar a ansiedade e crise.
destes profissionais: encontrar um emprego pelo qual se apaixone (46%), ter as qualificações certas (39%), contrair dívidas (37%) e receber uma promoção (35%). A idade em que os brasileiros se sentem mais pressionados sobre suas escolhas é entre 32 e 33 anos e 75% dos entrevistados diz que a pressão afeta seus relacionamentos, sua carreira e sua situação financeira.
Tendo em vista a dificuldade de muitas pessoas nesse momento da vida, o LinkedIn lançou a Central de Aconselhamento Profissional (Career Advice Tool) para conectar usuários dentro da rede com diferentes habilidades e experiências. O objetivo é promover uma troca de conhecimento que ajude a entender caminhos, cenários e possibilidades no campo profissional.
Alexandre Ullmann, Diretor de Recursos Humanos do LinkedIn para a América Latina, define a crise dos 25 anos como um período de insegurança e dúvidas. “É muito comum as pessoas dessa idade estarem em crise, porque as primeiras escolhas podem determinar o planejamento de vida, o que ajuda aumentar a ansiedade. O importante é ter em mente que decisões podem ser revistas ao longo do tempo e há sempre a possibilidade de ter pessoas (mentores) que possam aconselhar e compartilhar suas experiências.”