MICE

Rio ganha título de "Capital Mundial da Arquitetura"

A cidade foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura (Unesco). Também foi a primeira a ganhar o título de Patrimônio Cultural Mundial na Categoria Paisagem Urbana em 2012.

Rio ganha título de “Capital Mundial da Arquitetura” Rio ganha título de “Capital Mundial da Arquitetura” Rio ganha título de “Capital Mundial da Arquitetura” Rio ganha título de “Capital Mundial da Arquitetura”

A cidade foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura (Unesco). Também foi a primeira a ganhar o título de Patrimônio Cultural Mundial na Categoria Paisagem Urbana em 2012.

O Rio de Janeiro será sede do 27º Congresso Mundial de Arquitetos em 2020. O evento acontece a cada três ano,s e, a partir da próxima edição, vai garantir à cidade que sediá-lo o título de Capital Mundial da Arquitetura.

Mais sobre turismo no Brasil e no Exterior aqui.

A Capital fluminense foi selecionada para concorrer à vaga em 2014, e disputou com Paris, na França, e Melbourne, na Austrália.

O evento será realizado entre 19 e 26 de julho de 2020 e é promovido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA). Estarão reunidos no Rio arquitetos e urbanistas do mundo todo para discutir temas como planejamento urbano, cultura, mobilidade, obras públicas e construção de cidades inclusivas. A expectativa é de que cerca de 25 mil pessoas venham à cidade para participar do congresso.

Será a primeira vez que o evento será realizado no Brasil, e o presidente do Instituto de Arquitetos Brasileiros, Nivaldo Andrade, ressalta que a cidade é uma referência por abrigar trabalhos de nomes como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Lúcio Costa.
 
"A cidade é também uma referência de desafios contemporâneos para os arquitetos e de experiências positivas no campo do urbanismo, a exemplo dos programas de urbanização de favelas. Podemos dizer que o Rio sintetiza características encontradas em cidades não só do Brasil, mas de diversos países do mundo.", disse ele à Agência Brasil.

Entre os locais que receberão o evento está o Palácio Gustavo Capanema, um dos principais marcos do modernismo na cidade. O projeto do prédio, localizado no Centro, é assinado por grandes nomes da arquitetura brasileira, como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reidy.

 

Fotos: Flickr.