Experiência de Marca

Fábrica da Danone é certificada pela Carbon Trust

Essa conquista é mais um passo à frente na agenda de sustentabilidade da Danone.

Localizada em Poços de Caldas, no Brasil, a fábrica de Nutrição Especializada da Danone que produz fórmulas lácteas e produtos de nutrição médica é a primeira unidade de produção da empresa no mundo a atender às metas de sustentabilidade da Danone em três áreas ambientais de carbono, água e resíduos. 

O local foi certificado pela Carbon Trust, uma consultoria independente de mudança climática global e sustentabilidade, como neutro em carbono, zero resíduos para aterro e redução do consumo de água, como parte da ambição mais ampla da Danone de alcançar a circularidade da água.

Leia também: Danone Nutricia cria clube de assinatura.

Edson Higo, CEO da Danone Brasil disse: “A Danone tem a sustentabilidade em sua essência desde o primeiro dia, conforme refletido em nosso investimento nas comunidades locais, no compromisso de nossos funcionários e em nossa colaboração com parceiros. Estamos orgulhosos de que este trabalho tenha sido reconhecido pelo Carbon Trust com esta certificação tripla em Poços de Caldas e esperamos os próximos passos em nossa jornada para atingir zero emissões líquidas de carbono até 2050.”

Fabrica-da Danone em Poços de Caldas (Foto: Divulgação).

Em colaboração com funcionários e parceiros externos, a unidade de produção de Nutrição Especializada da Danone no Brasil se moveu firmemente em direção aos compromissos ambientais da Danone no mundo ao:

• Reduzir as emissões de carbono: A planta de eficiência energética opera totalmente com eletricidade renovável, parte da qual é gerada pelos 1.500 painéis solares que cobrem os estacionamentos e as passarelas da fábrica. 

As demais emissões diretas de carbono da fábrica, bem como as decorrentes do deslocamento dos funcionários, foram totalmente compensadas com o apoio a projetos de conservação desenvolvidos pela BioFilica, empresa brasileira com foco no manejo e conservação florestal.

• Reduzir o consumo de água e garantir a autossuficiência de água: A Danone visa preservar os recursos hídricos onde atua e garantir a circularidade da água dentro e ao redor de seus locais de produção. A fábrica de Nutrição Especializada em Poços de Caldas possui um sistema de coleta e tratamento de água da chuva de última geração, captando cerca de 4 milhões de litros de água da chuva por ano, para garantir que o local seja autossuficiente em relação às suas necessidades hídricas, protegendo os recursos hídricos locais.

• Atingindo zero resíduos para aterro: Para atingir zero resíduos para aterro, o local de produção minimizou sua geração de resíduos e então os separou em fluxos definidos para maximizar a reciclagem e garantir que 100% de todos os resíduos gerados sejam recuperados.

As certificações da fábrica de Nutrição Especializada da Danone em Poços de Caldas fazem parte de um conjunto mais amplo de ações da Danone Brasil para cumprir suas ambiciosas metas de sustentabilidade. 

Essas ações levaram a Danone Brasil a se tornar a primeira grande empresa de alimentos e bebidas no Brasil a obter a certificação B CorpTM em março de 2021. Essa conquista está alinhada com a ambição da Danone de se tornar um Certified B CorpTM globalmente, em linha com o compromisso de longo prazo com negócios sustentáveis.

“A certificação B Corp da Danone Brasil e a conquista em nossa unidade de produção de Nutrição Especializada são marcos importantes em nossa jornada para atender às metas ambientais de toda a empresa, mas não o destino final. Continuaremos a concentrar esforços e investimentos adicionais em eficiência em todas as nossas unidades de produção no Brasil para criar valor sustentável para todos e proteger nosso planeta.”, completa Edson Higo.

Comprometida em alcançar zero emissões líquidas de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2050, a Danone está trabalhando ativamente para garantir que todas as suas unidades de produção em todo o mundo sigam o mesmo caminho, e, por fim reduzam seu impacto ambiental para proteger a saúde de nosso planeta.