Premiações

BDA premia os melhores do design brasileiro em 2015

Os melhores projetos e profissionais do design brasileiro foram premiados na noite de 30 de novembro, em São Paulo, durante o Brasil Design Award, considerado o “prêmio dos prêmios” do design nacional.

Os melhores projetos e profissionais do design brasileiro foram premiados na noite de 30 de novembro, em São Paulo, durante o Brasil Design Award (BDA), considerado o “prêmio dos prêmios” do design nacional.

Fotos:  Sanderson Pereira.

Promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), o BDA seleciona os melhores projetos do mercado atribuindo a eles pontos de acordo com o desempenho nas principais premiações do ano, como Cannes Lions, IF Design, El Ojo, LIA (London International Awards), Pentawards, Lusos, Wave Festival, Red Dot, D&AD, Museu da Casa Brasileira, Abre, Salão Design, Embalagem e Marca e Colunistas. O Brasil Design Award 2015 teve patrocínio oficial da Grendene e Sodebo e apoio do IED e Heineken.

Em sua sexta edição, o BDA analisou um total de 244 projetos, dos quais 20 foram premiados na noite de 30 de novembro. O objetivo do prêmio, que é realizado anualmente, é valorizar e celebrar o encerramento do ano do design brasileiro.

“Nossa ideia é reforçar o design como uma ferramenta estratégica e fundamental em diversos setores. Prêmios estabelecem padrões criativos, educam, inspiram e promovem o bom design.”, afirma Gustavo Greco, curador do Brasil Design Award.

O BDA 2015 distribuiu premiações em dez categorias, e, além disso, teve uma sessão especial dedicada a homenagens e Hall da Fama.

Os Premiados

– Categoria Produtos Para Casa: Mediterrâneo, do escritório de design Riva
– Categoria Produtos Para Casa: escorredor de louças Discovery, do escritório Bertussi Design Industrial para Martiplast Indústria e Comércio de Plásticos
– Categoria Produtos Revestimento: Tresór, do escritório Portobello
– Categoria Produtos Revestimento: Bananabá, do escritório Verdom Indústria e Comércio Ltda
– Categoria Produtos Revestimento: Origami, do escritório Castelatto
– Categoria Produtos Móvel: Banco Doop, do Estúdio Ronald Sasson para Móveis Voler
– Categoria Produtos Móvel: Tecno, do escritório Doimo BrasilCategoria Produtos Bem-Estar: Melissa One By One, de Grendene -Categoria Produtos Bem-Estar: Linha Edge, do escritório Índio da Costa A.U.D.T para Movement
– Categoria Produtos Bem-Estar: Anel Órbitas, do escritório Atelier Schiper
– Categoria Produtos Bem-Estar: Skol Design – Blister, de F/Nazca Saatchi & Saatchi para Ambev-Skol
– Categoria Produtos Bem-Estar: Canetinha Vai e Vem – In & Out Children Marker, de Heinrich Stukenkemper Industrial Design Team para Faber-Castell
– Categoria Produtos Iluminação: Luminária Ani, de Pascali Semerdjian Arquitetos para Etel Interiores
– Categoria Comunicação Digital: Guerra ao Drugo, de Vetor Zero para Comissão Global de Políticas sobre Drogas
– Categoria Comunicação Impresso: Capitulares Mateus, Marcos, Lucas e João, de Casa Rex
– Categoria Comunicação Branding: Identidade Visual Abedesign, de Greco Design para Abedesign
–  Categoria Design de Ambientes: Livraria Cultura, de studiomk27 para Livraria Cultura
– Categoria Comunicação Promoção: Forminhas de Ravioli, de AlmapBBDO para Volkswagen do Brasil
– Categoria Embalagem de Alimentos: CBYB, de Casa Rex para Brigaderia Categoria Embalagem de Bebidas: Kadov, de CRS Brands para Benchmark Design
– Categoria Embalagem de Produto e Equipamento: Colônia #Urbano, de Inobi para Natura Categoria Destaque Escritório do Ano: Casa Rex
– Categoria Destaque Grand Prix: Initials, por Casa Rex.

Homenageados

– Jornalista do ano: Clarissa Schneider
– Veículo de Design: O Globo
– Instituição de Apoio ao Design: Sebrae Minas
– Instituição de Ensino de Design: PUC Paraná
– Cliente do Ano: Porto Seguro
– Hall da Fama: Alexandre Wollner
– Homenagem Especial: Lauro Andrade

Comprador e Imagem

Por meio do Brasil Design, a Abedesign, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), promove em paralelo ao BDA, os projetos “Comprador" e "Imagem”.

O objetivo é aproximar potenciais clientes internacionais do mercado brasileiro de design para oportunidades de negócios e apresentar a jornalistas internacionais o potencial do design brasileiro. Na oportunidade participarão do evento e da agenda um jornalista e dois potenciais clientes internacionais, visando ampliar o contato com o design brasileiro.