Experiência de Marca

Tem início hoje o Festival de Cinema de Vitória

Durante seis dias, mais de 100 filmes serão exibidos em diversas mostras e concorrerão ao Troféu Vitória em diferentes categorias e a premiações extras.

A 22ª edição do encontro anual do Espírito Santo com o cinema, o Festival de Cinema deVitória, terá o seu pontapé inicial nessa sexta-feira (11/09).

Durante seis dias, mais de 100 filmes serão exibidos em diversas mostras e concorrerão ao Troféu Vitória em diferentes categorias e a premiações extras.

A programação – gratuita – contará com sessões no Theatro Carlos Gomes e no Cineclube Metrópolis, além de oficinas, lançamentos e debates no Hotel Senac Ilha do Boi. Este ano, o Festival homenageia os atores José Augusto Loureiro (homenageado capixaba) e Matheus Nachtergaele (homenageado nacional); o cineasta Luiz Carlos Lacerda (conhecido como Bigode), que completa 50 anos de carreira e o diretor de cinema capixaba Penna Filho, falecido este ano.

A estimativa é de que o evento movimente um público de 30 mil pessoas. 

Lucia Caus, diretora do Festival, ressalta a importância do evento para o audiovisual nacional, tanto para realizadores como para o público: "O Festival é uma vitrina para as novas produções do cinema brasileiro, fazendo-as chegar à população de Vitória, e também uma oportunidade de intercâmbio e reciclagem dos profissionais do Espírito Santo." 

Os títulos que serão exibidos contemplam os gêneros documentário, ficção e animação, em curta e longa-metragem, e foram escolhidos entre cerca de 650 produções inscritas vindas de todo o Brasil.

Serão nove mostras competitivas que atendem aos mais diversos gostos. São elas: a 19ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas; a 5ª Mostra Competitiva Nacional de Longas; a 4ª Mostra Foco Capixaba, com o melhor do cinema local; a 4ª Mostra Corsária, com filmes que apresentam pesquisas de linguagem da estética cinematográfica; a 5ª Mostra Quatro Estações, com produções que abordam a temática da diversidade sexual; o 16º Festivalzinho de Cinema, voltado para o público infantojuvenil; a 2ª Mostra de Animação, com o melhor do cinema brasileiro de animação; a Sessão Especial BNDES (curtas), com exibição de uma série de curtas-metragens; e a 2ª Mostra Outros Olhares, com oito curtas capixabas. 

Além dessas, haverá as sessões especiais, com exibição de longas-metragens fora de competição, todas no Theatro Carlos Gomes.

A maratona cinematográfica será encerrada na noite de 16 de setembro e incluirá a apresentação dos filmes vencedores das duas últimas edições do Concurso de Roteiro Capixaba – "Talvez Amanhã", de Jeffe Pinheiro, vencedor em 2013, e "Intenso", de Ricky Oliveira, autor do roteiro premiado no ano passado – e também o lançamento do curta "João", de Carlos Augusto de Oliveira.

Neste mesmo dia, ao final das exibições, serão anunciados os ganhadores do Troféu Vitória em mais de 20 categorias, escolhidos por um júri formado por profissionais da área cinematográfica e também pelo júri popular.

São curadores do 22º Festival de Cinema de Vitória o professor universitário e pesquisador Erly Vieira Jr.; o diretor e crítico de cinema Rodrigo de Oliveira; e a programadora audiovisual Rosemeri Barbosa. 

Veja a programação completa aqui.