Encontro anual do Espírito Santo com o cinema, o Festival de Cinema de Vitória chega à 22ª edição em setembro.
Este ano, foram inscritos 650 filmes, de todas as regiões brasileiras, e selecionadas cerca de 90 produções, que serão exibidas em diversas mostras e concorrerão ao Troféu Vitória em diferentes categorias e a premiações extras.
Nesta edição, o Festival homenageia os atores José Augusto Loureiro (homenageado capixaba) e Matheus Nachtergaele (homenageado nacional).
Foto: Divulgação.
Os filmes de curta-metragem escolhidos pela curadoria do Festival serão distribuídos nas seguintes mostras competitivas: 19ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas; 5ª Mostra Competitiva Nacional de Longas; 4ª Mostra Foco Capixaba, com o melhor do cinema local; 4ª Mostra Corsária, com filmes que apresentam pesquisas de linguagem da estética cinematográfica; 5ª Mostra Quatro Estações, com produções que abordam a temática da diversidade sexual; 2ª Mostra de Animação, com uma seleção da recente produção brasileira de filmes de animação; 16º Festivalzinho de Cinema, voltado para o público infantojuvenil; 2ª Mostra Outros Olhares, com sete filmes capixabas que concorrerão ao prêmio de júri popular; e Sessão Especial BNDES, que também exibirá filmes que concorrerão ao prêmio de júri popular.
Foto: Gustavo Louzada.
Além dessas mostras, o 22º Festival de Cinema de Vitória contará com exibições não-competitivas de longas-metragens.
A previsão é que as demais atividades da programação do Festival, assim como os nomes dos filmes fora de competição, sejam divulgadas ainda no mês de agosto.
São curadores do 22º Festival de Cinema de Vitória o professor universitário e pesquisador Erly Vieira Jr.; o diretor e crítico de cinema Rodrigo de Oliveira; e a programadora audiovisual Rosemeri Barbosa.
Para mais informações clique aqui.