O Brasil conquistou 12 Leões em Promo & Activation: três de Ouro, quatro de Prata e cinco de Bronze. Melhoramos nossa performance nessa categoria em relação a 2014, quando faturamos nove Leões.
Abaixo os trabalhos brasileiros premiados:
Security Moms – Sport Club do Recife – Ogilvy – 2 Leões de Ouro
Nivea Doll – Nivea – FCB – 1 Leão de Ouro, 1 de Prata e 1 Bronze
Print for help – HP – FCB – 1 Leão de Prata e 1 de Bronze
Masp Loosers Fress Pass – Masp – DM9DDB – 1 Leão de Prata
Cartoon Helpline – GRAAC – Ogilvy – 1 Prata
IBM bicoin rain – IBM – Ogilvy – 1 Leão de Bronze
The contagious billboard – Café Cacique – Lew Lara – 1 Bronze
Skip Ad Festival – Sony – Publicis Brasil – 1 Leão de Bronze
Nosso jurado na categoria Promo&Activation é Julio Anguita, presidente da Babel.
Os destaques brasileiros foram “Mães segurança”, da Ogilvy para Sport Recife, que conquistou dois Ouros, e “Nivea Doll”, da FCB para Nivea, com um Ouro, um Prata e um Bronze. Outra peça com mais de um prêmio foi “Print for help”, da mesma FCB para HP, com um Prata e um Bronze.
O júri distribuiu ainda mais duas Pratas para o Brasil, com “Loosers Fress Pass”, da DM9DDB para Masp, e “Cartoon helpline”, da Ogilvy para Graacc. A mesma Ogilvy faturou um Bronze com “IBM bitcoin rain”, para IBM. Outro Bronze foi para Lew´Lara\TBWA, com “The contagious billboard”, para Café Cacique e um último para a Publicis Brasil, com “Skip ad festival”, para Sony.
Dentre as agências, a FCB foi a melhor brasileira em Promo, com um Ouro, dois Pratas e dois Bronzes, para duas campanhas diferentes. A Ogilvy levou dois Ouros, um Prata e um Bronze, com três campanhas diferentes. DM9DDB, Lew´Lara e Publicis conquistaram um prêmio cada, sendo Prata para a DM9 e Bronze para as outras duas.
“Nivea Doll” foi uma das melhores ações da categoria, ao lado de “Lifepaint”, da Grey Londres para Volvo, com quem chegou a disputar o Grand Prix – vencido pela agência britânica. Uma terceira peça de sucesso, mas que ficou um pouco abaixo das duas, foi “Proud whopper”, da David para Burger King.
“O júri discutiu o Grand Prix por quase duas horas. A ordem do Matt Eastwood, o presidente do júri, era encontrarmos trabalhos relevantes e eficientes, mas que deixassem um legado para a sociedade e ajudassem as pessoas a mudarem de vida. O que pesou para a Volvo é que o case teve mais respostas de relações públicas. Está num nível de maturidade maior.”, afirma Julio Anguita, representante brasileiro no júri.
Mas “Nivea Doll” encantou os jurados, segundo Anguita. Com ideia bastante simples e fácil de explicar, a ação consiste em uma boneca distribuída em uma praia do Rio de Janeiro que mudava de cor ao receber filtro solar das crianças (Veja aqui).
“O uso da tecnologia que altera a cor da boneca quando ela recebe o protetor e o fato de ser uma campanha educativa e preventiva sobre o cuidado com o sol, foram os pontos mais fortes da ação. Não é da minha agência e não sei o que vai acontecer, mas vejo potencial para essa ação seguir e conquistar mais resultados.”, afirma Anguita.
Joanna Monteiro, da FCB, agência que criou a ação, contou que a ação ocorreu durante a semana, porque é quando há mais famílias na praia. Ela disse não poder contar se a iniciativa terá novas fases.
“Lifepaints”, da Grey Londres para Volvo, é parecido com “Nivea doll” por se tratar de um produto que melhora a vida das pessoas. Nesse caso, trata-se de um spray que melhora a visibilidade de objetos à noite. A solução é voltada para ciclistas, que ficam mais protegidos. A ação teve participação da start up Albedo100, o que mostra o quanto a publicidade pode ganhar ao se aproximar de empresas de tecnologia.
Outro case cotado ao GP, “Proud Whopper” levantou a bandeira dos movimentos LGBT, ao propor a criação de um sanduíche versão “proud”. Na verdade, era o bom e velho Whopper, apenas com embalagem diferente, para mostrar que, como diz o slogan da campanha, “Por dentro, somos iguais”. A embalagem chegou a ser comercializada a US$ 1 mil no eBay, segundo contou recentemente Anselmo Ramos, da agência David.
Confira o vencedor do GP no vídeo abaixo:
Shortlist
As agências que realizaram trabalhos em território brasileiro emplacaram 30 peças no shortlist da Categoria Promo na edição 2015 do Festival de Cannes, número um pouco abaixo dos finalistas em 2013 e 2014: 32.
Opus Multipla, FCB, Ogilvy, Leo Burnett e Africa foram as agências nacionais com mais shortlists. O resultado final saiuna manhã desta segunda-feira (22/6).
Os Estados Unidos lideraram esta fase que definiu os ganhadores de 2015. As agências americanas emplacaram 57 peças entre as 300 campanhas que compuseram o shortlist. Depois vieram Alemanha, com 22, Austrália com 20, França com 15, Espanha teve 14, Reino Unido e Argentina ficaram com 13.
A FCB liderou as indicações com seis shortlists, sendo dois para “Nivea doll”, de Nivea, e dois para “Print for help”, para HP. Em seguida, ficaram a Ogilvy, com cinco, incluindo dois com “Security moms”, para Sport Recife.
A Leo Burnett Tailor Made conseguiu cinco shortlists, inclusive dois com “Donation badges”, para ABTO. Um quarto destaque é a Africa, com quatro finalistas (com campanhas para quatro anunciantes diferentes).
A Lew´Lara\TBWA recebeu duas indicações para o shortlist. Com uma campanha, Grey, DM9DDB, DM9Sul, AlmapBBDO, Mood, Opus Múltipla, Publicis e Fox também emplacaram finalistas.
A campanha com mais indicações foi “Nivea doll”, da FCB para Nivea, com três. Diversas ações conseguiram duas indicações: “Donation badges (Leo Burnett para ABTO), “Solidary Queue” (Leo Burnett para Clube Sangue Bom), “Security moms” (Ogilvy para Sport), “Print fot help” (FCB para HP).
A categoria rendeu dez Leões para o Brasil no ano passado, incluindo quatro Ouros, um de Prata e cinco de Bronze. O Brasil fez 245 inscrições na categoria, uma queda de 8,2%, índice parecido com a média geral de 8,8% se consideradas todas as categorias. O País fez um total de 3.117 inscrições.
Campanha
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Agência
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Cliente
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ESPN EYE TEST
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AFRICA
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ESPN
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INSTAPLANE
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AFRICA
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RIO EU AMO EU CUIDO MOVEMENT
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MUTANT FONT
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AFRICA
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AMNESTY INTERNATIONAL
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TICKET BOOKS
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AFRICA
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L&PM
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FIRST DAYS OUT
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ALMAPBBDO
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MARS BRASIL
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MASP LOSERS FREE PASS
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DM9DDB
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MASP MUSEUM
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THE BIGGEST SPORTING GOODS IN THE WORLD
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DM9DDB
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NETSHOES
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HOUSES IN EXHIBITION
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FCB
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ZAP
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NIVEA DOLL
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FCB
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BDF NIVEA BRASIL
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NIVEA DOLL
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FCB
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BDF NIVEA BRASIL
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NIVEA DOLL
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FCB
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BDF NIVEA BRASIL
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PRINT FOR HELP
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FCB
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HEWLETT-PACKARD BRASIL
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PRINT FOR HELP
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FCB
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HEWLETT-PACKARD BRASIL
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THE LULLABY MATCH
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FOX SPORTS
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THE ART OF WAITING
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Grey
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RECLAME AQUI
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DONATION BADGES
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Leo Burnett Tailor Made
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ABTO (BRAZILIAN ASSOCIATION OF ORGAN TRANSPLANTATION)
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DONATION BADGES
|
Leo Burnett Tailor Made
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ABTO (BRAZILIAN ASSOCIATION OF ORGAN TRANSPLANTATION)
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SOLIDARY QUEUE
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Leo Burnett Tailor Made
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CLUBE SANGUE BOM
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SOLIDARY QUEUE
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Leo Burnett Tailor Made
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CLUBE SANGUE BOM
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THE ROCKSTAR NEXT DOOR
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Leo Burnett Tailor Made
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GUITAR PLAYER
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FLAMENGO TREE
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Lew´Lara\TBWA
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ADIDAS
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THE CONTAGIOUS BILLBOARD
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Lew´Lara\TBWA
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CIA CACIQUE DE CAFÉ SOLÚVEL
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MEETING MURILO
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Mood
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KIMBERLY-CLARK
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CARTOON HELPLINE
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Ogilvy
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GRAACC
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IBM BITCOIN RAIN
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Ogilvy
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IBM BRASIL
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SECURITY MOMS
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Ogilvy
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SPORT CLUBE DO RECIFE
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SECURITY MOMS
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Ogilvy
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SPORT CLUBE DO RECIFE
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THE HIV POSITIVE POSTER
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Ogilvy
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GIV (LIFE SUPPORT GROUP)
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SAFETY CROSSING FOR ELDERLY
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Opus Multipla
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CURITIBA CITY HALL
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SKIP AD FESTIVAL
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Publicis Brasil
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SONY ENTERTAINMENT TELEVISION
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