Experiência de Marca

Maringá é palco de evento de qualidade no turismo

Para auxiliar no desenvolvimento da área e incentivar as empresas do setor hoteleiro e de gastronomia com interesse turístico a investirem na gestão e na excelência dos seus serviços, o Sebrae/PR lançou o Programa Selo de Qualidade no Turismo do Paraná.

O turismo impacta 52 áreas diferentes de atuação, representando 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.

Para auxiliar no desenvolvimento da área e incentivar as empresas do setor hoteleiro e de gastronomia com interesse turístico a investirem na gestão e na excelência dos seus serviços, o Sebrae/PR lançou o Programa Selo de Qualidade no Turismo do Paraná.

O lançamento aconteceu no dia 13 de maio,  e contou com a presença de empresários e representantes do setor.

Foto: Divulgação.
selodoturismo
Profissionais no Programa Selo qualidade no Turismo do Paraná.

Aldo Cesar Carvalho, coordenador estadual de Turismo do Sebrae/PR, explicou que o nível de exigência dos consumidores por serviços qualificados é cada vez maior. “A qualidade é fato de competitividade e de destaque no mercado, entre as empresas do setor. Além de todo o suporte que a solução trará, ela também objetiva reconhecer e diferenciar os estabelecimentos que oferecem um serviço de excelência e um produto de qualidade.”, reforçou.

O Selo de Qualidade no Turismo do Paraná prevê o aumento da rentabilidade dos participantes, com a redução de custos e a motivação da equipe de funcionários.

Para o gerente regional do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva, o Programa trará novas soluções para estas empresas do Turismo M.I.C.E., uma vez que a iniciativa foca na excelência da gestão, melhoria dos processos de acordo com as necessidades dos participantes.

“Depois, ao final do processo, já com o selo em mãos, os empresários poderão utilizar a certificação até mesmo como uma ferramenta de estratégia de marketing.”, exemplificou.

O evento de lançamento contou ainda com a presença do palestrante da área da gestão, Luiz Alberto de Moraes Araújo, que relatou  aos participantes que nos anos de 1990, após o processo de abertura de mercado e a inserção de novos produtos, surgiu a preocupação com a qualidade.

“Hoje, a realidade nos mostra que ter um bom produto é o básico. Por isso, entendemos que a gestão da qualidade é que gera a produtividade que todas as empresas almejam. Este selo será a consequência de um sistema de gestão eficiente.”

O Programa

A apresentação do Programa foi feita por Aldo Cesar Carvalho, que explanou sobre o sistema de parceria e seriedade do processo, que acontecerá com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (Abih-PR), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Paraná (FCVB-PR),  e que será certificado pelo Paraná Turismo e o Instituto de Pesquisas do Paraná (Tecpar).

Aldo Carvalho apontou que o processo de avaliação consistirá de questionários, visitas e entrevistas, que seguirão as normas técnicas do Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O selo terá validade de um ano e deverá ser entregue nos últimos meses deste ano.

O primeiro passo será destinado para a candidatura dos empresários, que têm até o dia 29 de maio para realizar a inscrição. Começará então o período de análise de legal e técnica, que determinará as empresas participantes. Definidos os integrantes, será firmada a contratação os serviços, que contemplará diagnósticos, devolutiva e plano de ação.

O terceiro momento será marcado pela aplicação do diagnóstio MEG, do Turista Oculto, espécie de consultor que se fará passar por consumidor e testará na prática os serviços do estabelecimento, e a aplicação do diagnóstico de qualidade. Com os resultados em mãos, o Sebrae/PR dará início a etapa da de devolução dos resultados e construção dos planos de melhorias, que serão customizados caso a caso.

Terá início então, o processo de execução destes planos de melhorias. Só então, após as novas implementações, é que o Tecpar  fará a sua avaliação para conferir a qualidade dos serviços e produtos do empreendimento.

Após o parecer final da entidade, o resultado será validado pelo comitê gestor do programa. As empresas que atingirem os resultados receberão o selo em um cerimônia em uma cerimônia que acontecerá em Curitiba.

 

Mais informações podem ser obtidas pela Central de Relacionamento do Sebrae/PR, pelo 0800 570 0800 ou pelo site.