Os mais impressionantes modelos de óculos de realidade virtual ainda parecem um sonho distante. Oculus Rift, Project Morpheus e HTC Vive, os principais visores atualmente em desenvolvimento, tem previsão de chegar a um alto preço no mercado brasileiro.
O Beenoculus, por outro lado, já está disponível. O aparelho pode ser comprado por R$: 130,00 em seu site oficial, e permite que usuários de smartphones aproveitem jogos e vídeos na realidade virtual.
Diferente do Rift, que inclui uma tela especial para a geração das imagens de realidade virtual, o Beenoculus é na verdade apenas uma ‘capa’. O aparelho só ganha uma tela quando é combinado a um celular. Seu papel é, basicamente, utilizar suas lentes para direcionar as duas imagens geradas no smartphone para cada uma das vistas do usuário.
Sendo assim, a disponibilidade de aplicativos compatíveis com a realidade virtual e a própria performance da experiência depende totalmente do aparelho usado.
O aparelho é leve o suficiente para não incomodar quando colocado na cabeça, mas também é resistente. Os encaixes que protegem o celular de cair são feitos com imãs bem fortes, que não cedem nem mesmo com movimentos bruscos.
Por R$ 20,00, a Beenoculus vende suportes para mais de 40 smartphones diferentes, desde modelos de iPhone e Galaxy, até aparelhos menos conhecidos aqui no Brasil.