A comunidade da Vila Sumaré, em Belo Horizonte, recebeu, no último dia 11/04, a Praça da Cidadania, com a presença de cerca de duas mil pessoas.
O evento, promovido pela Coca-Cola Femsa Brasil em parceria com órgãos e entidades locais, ofereceu à população acesso gratuito a várias atividades voltadas para o bem-estar. No total, cerca de 150 voluntários das entidades parceiras e da empresa realizaram aproximadamente 1,7 mil atendimentos à população.
Durante a Praça da Cidadania, a comunidade recebeu informações sobre cuidados para a saúde do homem (orientações sobre câncer de próstata e infarto) e da mulher (orientação sobre câncer de mama, de útero e aleitamento materno), emissão de documentos (Carteira de Trabalho e de Identidade), combate à dengue, coleta seletiva, economia de água e outros temas ligados ao bem-estar físico e social.
Fotos: Elderth Theza.
Ao longo do dia, também foram realizadas atrações culturais e atividades para as crianças, como oficinas de desenho, shows e brincadeiras.
O morador da Vila Sumaré, José Cirilo dos Santos, de 54 anos de idade, ficou muito satisfeito com o evento. “Cuidei da saúde, fazendo testes de glicemia e de pressão, e emiti minha identidade. É uma oportunidade excelente de reforçar na população a importância de economizar água e cuidar do meio ambiente. Vemos na comunidade muitas pessoas depositando entulhos em lugares indevidos, e, com isso, deixando o lugar apropriado para o mosquito da dengue.”, afirma.
As crianças também aproveitaram as atividades promovidas. “Plantei uma muda em uma garrafa PET e fiz também um bilboquê. Aprendi a importância de escovar os dentes e passar o fio dental todos os dias, além de cuidar do meio ambiente. É muito legal!”, contou Bianca Gabriele de Araújo, dez anos de idade. Júlia Eduarda Guedes, também de dez anos de idade, brincou bastante. “Pulei na cama elástica e aprendi que reciclar é muito bom. Vou ensinar para outras pessoas.”, disse.
Em seu sétimo ano em Belo Horizonte, a Praça da Cidadania leva às comunidades em que a Coca-Cola Femsa Brasil está inserida informações para a conscientização das pessoas, além de acesso a serviços essenciais para o bem-estar e cidadania.
“Nosso objetivo é investir cada vez mais em ações que possam estimular uma vida mais saudável e ativa para toda a família.”, afirma Ana Flavia Rodrigues, gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola Femsa Brasil.
Parceria
Para a realização da Praça da Cidadania, a Coca-Cola Femsa Brasil contou com a parceria da Associação dos Moradores da Vila Sumaré, Grupo de Referência e Apoio Comunitário (Greac), Centro Infantil Sumaré, Centro Universitário Newton Paiva, Instituto Embelleze, UFMG, Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha, Sesc e da Prefeitura de Belo Horizonte.