Experiência de Marca

Pátio Brasil comemora 18 anos com nova fachada

A parte externa do <em>mall</em> será toda transformada, substituída por um <em>layout</em> mais moderno, mas diretamente relacionado ao traço original da Capital: se visto de frente, o movimento dos painéis da nova fachada forma o elegante traçado de Brasília.

O Pátio Brasil completa 18 anos em 2015 e os preparativos para a comemoração da maioridade do shopping já começaram. O primeiro deles é a modernização da fachada do centro comercial, cujas obras estão prestes a serem iniciadas.

A parte externa do mall será toda transformada, substituída por um layout mais moderno, mas diretamente relacionado ao traço original da Capital: se visto de frente, o movimento dos painéis da nova fachada forma o elegante traçado de Brasília.

“A ideia foi valorizar o conceito da Capital e a localização do Pátio Brasil, próximo ao Eixo Monumental e entre as Asas Sul e Norte.”, conta Roberto Baracat, um dos empreendedores do shopping.

Foto fachada 1

O projeto, desenhado pela Meio Arquitetura, focou principalmente no Eixo Monumental, nas duas asas e nas superquadras. Já as cores foram inspiradas no Cerrado.

“Desde que o mall surgiu, há quase 20 anos, os conceitos arquitetônicos mudaram muito. Antes, a ideia de shopping era de ‘caixote’, fechado. Hoje, não. Quem passa pelo lado de fora também quer ver o colorido das lojas, as roupas, a vida lá dentro. Pensando nisso, decidimos ‘envelopar’ o shopping com uma leitura mais limpa e moderna, condizente com o momento do Pátio Brasil ao completar seus 18 anos.”, explica Carlos Medina, diretor da Meio Arquitetura.

Os pilares serão mantidos, para não desconfigurar por completo o empreendimento, mas ganharão painéis de chapa metálica perfurada, permitindo a iluminação e uniformizando o volume.

Foto fachada 2

Os acessos ao mall também serão atualizados, com a saída das marquises pesadas. Já a entrada principal receberá um pórtico de vidro branco, imponente e retro iluminado.

Outra novidade será a implantação da “B Window”, vitrina externa para que quem estiver passando do lado de fora também possa “viver” o ambiente do shopping, alegre e com vida. A previsão é que a nova fachada fique pronta até o fim do ano.

Detalhe da fachada

Investimento

A revitalização da fachada faz parte do processo de modernização do Pátio Brasil, que começou em 2014 e vai até 2016. O investimento para as obras de todo este período é de R$ 120 milhões.

Entre as mudanças que foram feitas no ano passado estão a reforma dos banheiros, novo mobiliário na Praça de Alimentação, paisagismo interno, criação de lounges nos corredores do shopping e investimento no mix de lojas, com a chegada de marcas renomadas como Camicado, Samsung e restaurante Madero.

Para 2015, além do retrofit da fachada, está prevista também a reforma da varanda do Pátio Brasil, e, para 2016, a revitalização da parte interna do centro de compras.