Após a oficialização da Capital catarinense como integrante da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, categoria Gastronomia, ocorrida em dezembro de 2014, o Grupo Gestor do Projeto — coordenado pela Associação FloripAmanhã — se reuniu no auditório do Sebrae, no dia 29 de janeiro, para iniciar o planejamento das atividades de 2015.
Entre os eventos e iniciativas previstos, um encontro internacional com chefs de cozinha das oito cidades da Gastronomia da Unesco, uma oficina de design e artesanato para desenvolver equipamentos de suporte à culinária regional, um aperfeiçoamento da Fenaostra, inserindo a festa no conceito de cidade da gastronomia, além de criação de uma legislação de incentivo aos empreendimentos vocacionados no setor e programas de qualificação e capacitação de pessoal.
“Temos que ser inovadores, a proposta da Unesco é valorizar a cultura gastronômica tradicional, mas olhando para o futuro. Florianópolis está sendo pioneira no Brasil e esperamos desenvolver o projeto de modo que possa ser expandido também para outras cidades brasileiras.”, analisa a diretora da FloripAmanhã e membro do Grupo Gestor, Anita Pires.
Para Luciane Camilotti, secretária municipal adjunta de Turismo, o principal papel da Prefeitura no projeto é oferecer estrutura e políticas públicas adequadas para as entidades trabalharem. “Não existe turismo sem Gastronomia, o grupo pode contar com a Prefeitura e a Setur para buscar inovação e desenvolvermos juntos a Florianópolis Cidade Unesco da gastronomia.”, afirma.
Brasil Sabor
A Abrasel, também membro do Grupo Gestor, irá incluir atividades do Projeto Cidade Unesco da Gastronomia em seu evento anual Brasil Sabor, de 14 de maio a 11 de junho, como ações de divulgação e oficinas.
As entidades que participam do Grupo Gestor – Abrasel, Estácio/Assec, Floripa Convention, FloripAmanhã, IFSC, Sebrae, Setur/PMF, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e SOL/Governo do Estado — também informaram na reunião as atividades já desenvolvidas que possuem sinergia com os objetivos do projeto, permitindo a integração e potencialização de ações como a promoção de Florianópolis em feiras de turismo, desenvolvimento de pesquisa acadêmica, promoção do projeto para o setor de gastronomia e qualificação profissional.