O ano de 2015 está causando expectativa para o mercado de live marketing. Depois do “efeito pós-Copa” ter passado, as agências já começam a trabalhar buscando recuperar o que foi perdido em 2014.
E olha que não foi pouco. Após dez anos de bons resultados, o live marketing conheceu sua primeira retratação. Segundo o Índice Promoview, em 2014, o setor de ações promocionais e eventos apresentou queda de 4,3% no faturamento global, o que assustou muitas empresas.
Mas, se por um lado muitas agências saíram perdendo no ano da Copa, outras aproveitaram a oportunidade para investir em iniciativas inovadoras, criativas e que marcaram o mercado.
A agência Tudo, comandada pelo empresário Maurício Magalhães, deu um show de habilidade e saiu por cima em um período que derrubou muita gente. De bolas que capturaram batidas do coração a revistas com mapas mostrando o trajeto até o shopping mais próximo, a empresa mostrou que é possível sim desenvolver ações de live experience de sucesso em época de crise.
Para explicar como foi possível realizar tal façanha, o Promoview entrevistou Maurício Magalhães – que integra novamente a lista dos 20 Mais Influentes do Mercado Promo que será publicada nas páginas do Anuário de Live Mkt 2015.
E ele contou um pouco do processo de construção dos cases da agência, e, também falou sobre o atual cenário do mercado de live marketing, que a cada ano, tem se mostrado mais exigente. Confira!!!
Promoview: Maurício, o ano de 2014 foi cheio de conquistas para a Agência Tudo. Vocês levaram Bronze em três importantes prêmios do mercado promo, o MAA Globes Awards Worldwide 2014, com o case “Uma foto, um sorriso”; O Wave Festival 2014, com a ação “Perto de Você – Atrium Shopping”; e o Ampro Globes Awards 2014, edição regional São Paulo com o outdoor interativo – Bosque dos Ipês. Além disso, vocês receberam outras diversas indicações. Como é estar entre das agências mais bem sucedidas do Brasil quando o expertise a ser usado é promo?
Maurício Magalhães: É a responsabilidade que nos imputa para o futuro, para nunca parar, é como uma bicicleta em movimento. Esses prêmios apenas ratificam o que acreditamos e perseguimos. Além de uma inspiração para continuarmos evoluindo, são quase como fotografias de bons momentos, o que não significa que no presente a gente não tenha que se reinventar todo dia.
Já ganhamos três vezes como agência brasileira ou como agência de São Paulo e estivemos entre as três do mundo em edições passadas, o que representa para a Tudo uma bela referência, até por que competimos com maravilhosas agências.
Promoview: Falando em cases de sucesso, um dos jobs de maior repercursão em 2014, foi a Bola do Coração Itaú, que capturava as batidas dos corações dos torcedores para levá-las até os jogadores. Nos conte como foi o processo de criação desse case surpreendente.
Maurício Magalhães: Em todo case surpreendente da Tudo, se a gente puxar o fio do novelo dificilmente conseguirá personificar um gênio ou dois responsável por aquela grande ideia. Aqui, todo trabalho é literalmente em equipe. Assim é a nossa metodologia, que permite um somatório de ideias, onde um pensamento é complementado por outro e por outro… E é nessa moldagem que a ideia central vai sendo construída, até se chegar no conceito criativo.
O caso da bola do coração foi espetacular, pois foi construído com parcerias com cientistas, especificamente um maravilhoso cientista que hoje trabalha em rede conosco.
Em seguida, tivemos a Africa incorporada no processo e fizemos da bola um grande case, que no fundo, é uma mistura de uma ideia simples com tecnologia, e acabou ganhando uma grande dimensão em cima do amor e da alma humana, traduzidos nas batidas do coração de cada brasileiro.
Promoview: Maurício, você é considerado um dos profissionais de comunicação mais respeitados do Brasil. Nos conte um pouco sobre sua carreira e sua trajetória na Agência Tudo.
Maurício Magalhães: Muitíssimo obrigado. Nem me reconheço dessa forma, me acho um operário da comunicação, que tem sido meu oficio. Sou administrador, com pós em Marketing. Tive três ciclos importantes da minha carreira: o primeiro foi à frente de uma área em uma trade company de bolsas de commodities, que me trouxe muita visão de competitividade, das margens apertadas de um país fechado.
Meu segundo grande ciclo foi em uma das maiores empresas de comunicação brasileira, a TV Globo. Lá, entre muitas coisas, aprendi a importância de estratégias claras e definidas que nos levam rumo ao futuro. A convite de Nizan Guanaes, vim para o terceiro ciclo, dessa vez sendo um mix de executivo e empresário.
Meu desafio era montar uma agência de comunicação. E aí está a Agência Tudo, talvez a mais bem sucedida do Grupo ABC fora da Publicidade. É uma start up maravilhosa, que já devolveu muitas vezes o capital investido. Mais do que isso, é uma agência que tem um legado superimportante na história da comunicação brasileira, com grandes cases para grandes marcas nacionais e globais que por aqui passaram.
Essa casa também tem uma característica muito própria, a diversidade da sua equipe, por onde já passou um time de maravilhosos profissionais brasileiros e de outros países. Então, minha trajetória sempre esteve inserida em um contexto de “gente”. Sempre fiz tudo coletivamente, e, como dizem, “O baiano é pior do que o judeu; só sabe andar e trabalhar em grupo”. Sou gregário e apenas tenho sido o maestro de que pessoas que tocam maravilhosas partituras.
Promoview: Como é a interação entre a sua equipe? Geralmente, em uma agência de grande porte, muitas discussões surgem na hora de produzir uma case. Como a Tudo lida com esse tipo de situação?
Maurício Magalhães: Com ar, com oxigênio. Sem discussão, sem crítica e sem dialética, a gente não vai a lugar nenhum. Então aqui é assim: um boy pode não concordar com o presidente, desde que sua crítica seja construtiva e na vontade de acertar.
As hierarquias na Tudo têm sido construídas apenas para direcionar a tomada de decisão, e definir as responsabilidades. Mas na busca da boa ideia e do melhor, todos estamos autorizados a sempre ponderar, criticar e até mesmo gritar para corrigir rumos, se necessário.
Promoview: A agência Tudo toma muito cuidado com a questão da cultura regional na hora de planejar e executar seus cases. Vocês acham que esse tipo de ação centrada em públicos locais é o que falta hoje no mercado? E o que é necessário para executar uma campanha do gênero com sucesso?
Maurício Magalhães: A sabedoria popular em Roma é como os romanos; em Minas, é como os mineiros; no Rio Grande do Sul, como os gaúchos. Fazemos parte de um mundo global, com culturas e aldeias regionais, ou seja, continuamos preservando nossos valores, nossas culturas, em um mundo cada mais globalizado pelas plataformas tecnológicas, mas sem perder a nossa essência. Assim é o novo jogo da humanidade.
Então, eu acho que é um diferencial enorme ter capacidade de construir um projeto a partir desse pensamento, da nossa capacidade de dialogar, de se inserir no contexto, de transformar, mas sempre respeitando e entendendo as culturas como aliadas, e não querendo impor novas regras e genialidades descontextualizadas.
Eu diria que esse processo está alinhado ao novo movimento da humanidade. A busca da simplicidade, da mobilidade, das coisas simples que transformam e melhoram. Assim tem sido nossa vida, e assim continuará sendo.
Promoview: No último ano, as palavras sensibilização e sustentabilidade ganharam os holofotes do mercado promo. A Tudo é especialista em desenvolver ações que coloquem em destaque as emoções dos participantes. Qual é o segredo para produzir esse tipo de case sem acabar caindo na questão “apelativa” que é muito falada nas redes sociais hoje?
Maurício Magalhães: Alguns. O primeiro é a compreensão de que razão e emoção fazem parte do homem. Nós travamos a cada segundo de nossas vidas um duelo entre a razão e emoção. E é óbvio que existem pessoas mais emocionais ou mais racionais. Mas os mais racionais sempre transitam no campo da emoção e vice-versa.
No fundo, todo e qualquer homem, por mais gélido e racional que seja, também se emociona. Eu acho que a emoção e a busca da felicidade, do pertencimento, de se inserir num contexto, de você se sentir conectado a uma transformação, são inerentes a todo e qualquer ser humano. E quando você está fora dessas premissas, vira uma pessoa amarga.
Então essa leitura faz com que nós, da indústria de live marketing, trabalhemos sempre no campo do irracional, da sensorialidade, da sensibilidade, da geração de experiências, tentando contribuir nessa busca do homem em dar um sentido maior a sua vida.
Promoview: Quais são as dicas que a Tudo dá para as pequenas agências que estão surgindo no mercado querendo alcançar o mesmo sucesso de vocês?
Maurício Magalhães: (Risos) Essa eu não sei. Mas eu diria o seguinte: cada um tem sua vida, e, o conceito de sucesso é relativo. Minha sugestão é que siga sua crença e crie sua metodologia, faça do seu jeito, e não fique copiando fórmulas de outras agências, implantando coisas sem entender de verdade o que está fazendo.
Procure desenvolver seu próprio pensamento, focando especialmente em criar relevância para seus clientes e para os clientes do seus clientes. Se você tiver isso como premissa, entendendo essas especificidades de cultura, de jeito, de forma, seguramente chegará às melhores soluções, aos melhores planejamentos e às melhores ideias.