O casal de Curitiba, Marinês e Ilísio Batistel, começou a usar a bicicleta como meio de transporte depois de participar de uma campanha de incentivo à sustentabilidade, em 2010.
O casal e os filhos, Ernani de oito e Germano de 12 anos de idade, formam a “Família Bike Amarela”. Eles pedalam, em média, dez quilômetros por dia e têm um objetivo neste período de férias: incentivar o aumento no número de doações de sangue.
Em cada parada, eles vestem um “camisetão” pedindo apoio à causa. “A gente sempre frisa muito bem para quem vem pegar o panfleto. Vão até o Hospital de Clínicas (HC) ou qualquer outro banco para fazer essa doação.”, afirmou Elísio.
Apesar de morar em um bairro distante do Centro da Capital paranaense, a família conhece várias regiões da cidade. Ilísio relata que muitas pessoas perguntam se a família utiliza a bicicleta para tudo.
“Desde que a gente começou a andar com a bicicleta, por volta de 2010, nós a usamos como meio de transporte para tudo. Eu para o trabalho, para levar as crianças para a escola e até para ir ao mercado.”, disse.
As crianças têm motivos de sobra para aderir ao transporte sustentável. “É importante primeiramente por causa da saúde. É mais saudável e não polui o meio ambiente.” contou Germano.
O filho mais novo do casal até cantou um rap que pede mais atenção dos motoristas da cidade: “Aí motorista se liga na pista. Tem muito bacana, a maioria sacana, arrogante e falante no seu telefone. Se liga, acorda, não sei o seu nome, seu homem atrás do volante”.