Experiência de Marca

Sazón aposta no mkt promo para ativar marca

Desde meados de 2014, a marca tem regionalizado suas iniciativas de propaganda e marketing, criando peças e ações promocionais específicas para cada região do País.

Para que uma marca seja lembrada e admirada, além de oferecer um produto de qualidade, precisa gerar identificação com o consumidor e inovar sempre.

Pensando nisso, Sazón, a marca número um em temperos em pó do Brasil, tem apostado em uma comunicação personalizada para seu público. Desde meados de 2014, a marca tem regionalizado suas iniciativas de propaganda e marketing, criando peças e ações promocionais específicas para cada região do País. Em 2015, além da regionalização, a marca também aposta em ações inovadoras para surpreender os consumidores.

Foto: Jaison Lourençon.

sazon pdv

Marketing Sensorial

Apostando nessa estratégia para gerar experiência de marca, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro recebe, a partir de hoje (26/01), em 40 lojas das redes mais importantes da região, dois tipos de displays que proporcionam experiências inovadoras aos cariocas.

Criado pela TM1 e em parceria com a distribuidora EBD Rio de Janeiro, o projeto aposta na interatividade dentro do ponto de venda, utilizando uma comunicação específica para o carioca.

Um dos modelos de displays desenvolvidos conta com um recurso olfativo, que permite aos consumidores identificar o aroma de um delicioso frango assado, ao mesmo tempo em que uma tela de LCD simula um forno, exibindo a imagem desse prato durante o processo de preparo.

“Esse tipo de ação visa não apenas fortalecer o vínculo com o consumidor, mas também potencializar a presença da marca no ponto de venda, assim como intensificar o relacionamento com as redes de lojas cariocas.”, explica Normando Filho, diretor de Negócios da Ajinomoto do Brasil.

A escolha do frango assado foi motivada por pesquisas de mercado, que mostraram que as versões Toque de Limão (indicada para o preparo de carnes de frango, peixe e suína) e Verde (indicada principalmente para o preparo de aves) do tempero são mais consumidas pelos cariocas em comparação aos consumidores de outras regiões do Brasil.

ação de marketing promocional conta ainda com outro modelo de display, que permite ao consumidor selecionar por meio de uma tela touchscreen e imprimir até três receitas diferentes de frango elaboradas com uma das duas versões foco do tempero.

Cozinha Móvel

O Nordeste é outra praça importante para a marca. Por isso, a ativação “As receitas mais arretadas do Nordeste com Sazón” também é um bom exemplo de estratégia regionalizada.

A marca desenvolveu uma cozinha móvel que vai percorrer 60 supermercados de Recife e João Pessoa, de 19 de fevereiro a 25 de abril. A ação de live marketing tem como objetivo se aproximar das consumidoras por meio de aulas com receitas de pratos típicos da região, todos preparados com Sazón e ministrados por culinaristas locais.

sazonSerão realizadas duas aulas gratuitas por dia, às 10h e às 15h30, de quinta-feira a sábado, com duração média de uma hora cada. Ao término de cada sessão, os presentes poderão degustar o prato preparado e ainda levarão para casa brindes e um livro de receitas da marca.

Toda a ação foi desenvolvida localmente pela agência de marketing promocional e eventos Conexão Promo, de Recife, em parceria com os distribuidores EBD Recife e Nordil João Pessoa. As receitas preparadas pelos culinaristas foram elaboradas por nutricionistas da Ajinomoto do Brasil.

Espaço para Crescer

Essa estratégia visa reforçar a familiaridade e o conhecimento da marca com os consumidores, bem como alavancar as vendas. O desempenho de Sazón em ambas as regiões já é bem positivo, mas os resultados parciais da iniciativa mostram que ainda há espaço para evoluir.

Com o início das ações regionalizadas já realizadas, a marca obteve crescimento de market share de quatro pontos percentuais no Rio de Janeiro e dois pontos percentuais no Nordeste, no período de abril a setembro de 2014 comparado ao ano anterior (Nielsen, AS14).