Saudando a relação do brasileiro com o café, Pilão, reconhecido como o ‘Café Forte do Brasil’, apoia a mostra Alimentário – Arte e Construção do Patrimônio Alimentar Brasileiro, que chega a São Paulo no próximo dia 25 de janeiro, data da comemoração do aniversário dos 461 anos da Capital paulista.
Pioneira no País, a exposição será aberta gratuitamente ao público em um dos endereços considerados como ícones para a expressão da arte na Capital paulista: o pavilhão da Oca, no Parque do Ibirapuera.
Foto: Divulgação.
Ao todo, cerca de 150 peças entre documentos históricos, textos, objetos, fotografias e obras de arte de várias épocas e estilos reúnem elementos e referências que convidam o visitante a refletir sobre a profundidade da ligação entre o povo brasileiro e o universo da alimentação por meio da relação experiencial entre o público e a narrativa.
Para Jacopo Crivelli Visconti, curador da mostra Alimentário, “Esse olhar permite compreender o enorme valor cultural que o alimento carrega.”
Na exposição, o café é um dos ingredientes retratados nas obras do artista plástico Hélio Oiticica. “O café é um dos alimentos que exprimem a temática da mostra, já que suas origens são atreladas ao desenvolvimento social, econômico e cultural do Brasil, além de ser considerado um patrimônio de nosso País.”, afirma Ricardo Souza, diretor de Marketing da D.E Master Blenders 1753, grupo holandês que detém a marca Pilão.
O visitante também poderá conhecer criações de grandes nomes da cozinha nacional como os chefs Rodrigo Oliveira, Helena Rizzo e Daniel Redondo (Maní) e as obras de outros artistas de renome como Adriana Varejão e Vik Muniz.
Além da exposição, Alimentário contempla um circuito de palestras com a participação de artistas e especialistas em gastronomia para discutir confluências do tema.