A Categoria Virtual engloba todas as ações realizadas nas redes sociais, mobile, webgame, digital signage e hotsite. O marketing digital está, a cada ano que passa, ganhando mais força, com as grandes marcas apostando nesse segmento para se aproximar do seu target.
Os posts apresentados como os melhores de 2014 em Virtual foram escolhidos a partir da sua repercussão nas redes sociais; da relevância para os leitores e mediante análise da redação do Promoview. Vale a pena conferir!
Natura transforma notícias de jornal em poesia
Para estimular seus consumidores a encontrar poesia no dia a dia, a Natura convocou cinco escritoras a criar poemas a partir de notícias publicadas nos jornais. A ação de marketing digital foi criada pela agência Salve e o conteúdo criado por elas foi postado na fan page da linha Todo Dia no Facebook.
Participaran do projeto as poetas Lilian Aquino, Bruna Beber, Elisa Buzzo, Marina Wisnik e Ana Guadalupe. Diariamente, até o começo de fevereiro, elas lançaram seu olhar especial sobre as páginas dos jornais de onde extraíram “a poesia escondida nas reportagens”. O resultado do que produziam era escaneado, e, então, transformado em um post poético.
Onde está seu site no mapa da internet?
Começo de ano e a nossa dúvida aqui no Promoview permanece a mesma. Onde estamos no universo da internet depois dos últimos 365 dias de esforço?
Você que acessa todo dia nem percebe mais isso. Mas a rede global de computadores é um fabuloso fenômeno da civilização e a sua complexidade excepcional supera qualquer coisa que a humanidade já criou.
Netza realizou ação digital para o lançamento do FIT
A Honda realizou uma estratégia inédita e inovadora para o lançamento do novo Fit 2015. Clientes de todo o Brasil foram convidados a conhecer virtualmente na rede de concessionárias o novo modelo, que chegou ao mercado no início de maio.
Todas as lojas foram equipadas com um “tapete interativo” nas mesmas medidas do novo carro, além de um tablet com um aplicativo exclusivo para permitir a utilização de tecnologia de realidade aumentada.
Nivea Sun Kids apresentou o anúncio protetor
Nivea Sun Kids, que já protege a pele das crianças, descobriu um jeito de protegê-las ainda mais.
O “Anúncio Protetor” se transforma em uma pulseira que, ao ser sincronizada com o aplicativo Nivea Protege, é capaz de monitorar pelo celular a distância que a criança está dos pais na praia.
Após iniciar o monitoramento, a mãe pode determinar a distância e quando a criança ultrapassar o limite estabelecido, o aplicativo emitirá um alerta.
Giraffas apresentou game inédito no papel de bandeja
Ícone das grandes redes de restaurantes, o papel de bandeja do Giraffas foi protagonista de um game mobile de futebol – o “GiraGol”, criado pela Mood.
A agência transformou as lâminas de papel da rede em um campo de futebol para o aplicativo, que tornou as refeições dos clientes muito mais divertidas. Por meio de uma combinação de tecnologias desenvolvida durante seis meses, o game proporcionou tanto a experiência física, quanto a digital, na qual o usuário foi o atacante, e o celular o gol/goleiro.
Foto: Divulgação/Giraffas.
Pepsi e Dafiti se vingaram da Coca-Cola
A Pepsi e a Dafiti protagonizaram no dia 11/03 uma ação de oportunidade por meio do real time marketing.
A história começou quando a R/GA, agência da Pepsi, pediu aos seguidores da marca no Facebook que mandassem fotos de seus pés. Um dos seguidores enviou uma imagem em que aparece o tênis da Coca-Cola, marca concorrente.
Ação promo deu recompensa para quem roubou mais
Quando um novo game está sendo lançado, produtoras gastam muito dinheiro em marketing, tentando fazer com que o lançamento seja um sucesso. No caso de desenvolvedores independentes, a solução é usar a imaginação e inovar em ações publicitárias, como fez o criador de The Castle Doctrine, Jason Rohrer.
Rohrer resolveu criar uma ação de marketing promocional para divulgar seu jogo, prometendo dinheiro de verdade para jogadores, dependendo de quanto eles conseguissem roubar dentro do game.
Bavaria ajudou a encontrar amigos perdidos
Toda turma tem aquele amigo que deixou de frequentar os encontros do grupo por diversos motivos: namoro, casamento, faculdade, mudança de cidade, trabalho, entre outros. Por isso, a Bavaria lançou uma campanha com a proposta de encontrar esse amigo e trazê-lo de volta, de uma maneira original e divertida.
Assinada pela Talent, a Bavaria quis resolver o problema por meio de um aplicativo de Facebook que criava um pôster do estilo “procurado” a partir de informações obtidas no perfil do amigo.
Trident aumentou o número de caracteres do Twitter
Para explorar o seu conceito “Dura muito mais”, apresentado ao público em 2014 com o lançamento do Trident Unlimited, a marca fez uma parceria com o Twitter em ação de marketing promocional.
O projeto, desenvolveu uma página especial para a rede social, que comportou mensagens de até 560 caracteres – quatro vezes maior do que o tamanho original dos posts do Twitter, de 140 caracteres.
Petrobras quis acabar com o medo de dirigir das mulheres
Mãos frias e úmidas, coração batendo mais forte, respiração acelerada, sobressalto, angústia… As sensações podem ser variadas, mas quando o medo de dirigir acontece, a pessoa pode ficar incapaz de ações como tirar o carro da garagem, estacionar, subir ladeiras, pensando que poderá machucar alguém ou a si mesmo.
Para essas pessoas, em especial as mulheres, que querem aprender a não deixar que o medo as domine ou impossibilite a mobilidade nas ruas, a Petrobras Distribuidora realizou a ação promocional “Dia de Chegar Lá”, na fan page Petrobras De Carona Com Elas, um canal que compilou assuntos relacionados ao universo automotivo com foco na mulher.