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Consumo de eletrônicos cresceu apenas 1% em 2014

Steve Koening, um dos economistas da Associação de Eletrônica de Consumo de massa, explicou suas dúvidas sobre as perspectivas do setor em 2015. Mercados emergentes que ajudavam até agora a manter o crescimento mostram sinais de esgotamento.

O gasto mundial com eletrônicos de consumo de massas cresceu apenas 1% em 2014, segundo um estudo divulgado no dia 05/01, antes da abertura da feira internacional CES 2015, em Las Vegas (EUA).

A estimativa sobre o gasto mundial em 2014 destinado a smartphones, tablets, computadores, televisores e jogos de videogame chegou a US$ 1,024 trilhão, apontou o instituto GfK e a Associação de Eletrônica de Consumo de massa (CEA). As vendas de cada tipo de produto é irregular, já que enquanto o mercado dos tablets caiu, o dos smartphones e smart TVs parece estar em alta.

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Steve Koening, um dos economistas da CEA, explicou suas dúvidas sobre as perspectivas do setor em 2015. Mercados emergentes que ajudavam até agora a manter o crescimento mostram sinais de esgotamento. Na América Latina, por exemplo, os gastos nestes produtos podem cair 5% neste ano, assim como nos mercados mais maduros da Europa.

“Temos um trimestre muito misturado em se tratando das perspectivas de gasto.”, diz Koenig. A demanda de tablets e smartphones cresce na Ásia, e mais modestamente nos Estados Unidos, enquanto estanca no Japão. As expectativas são modestas para economias emergentes, como o Brasil.

Outra incerteza se refere a quanto tempo os aparelhos móveis ainda podem sustentar o setor. Os smartphones e os tablets ainda devem representar uma parte importante (46%) dos gastos mundiais com eletrônica de consumo de massa em 2015, mas não crescerão mais como antes.

As vendas de smartphones aumentarão apenas 19% neste ano, alcançando 1,51 bilhão de unidades, após os 28% de progressão registrados em 2014 e os 49% em 2013. Em dinheiro vivo, o crescimento será ainda menor: 9%, a US$ 406,7 bilhões, após um aumento de 13% em 2014 e de 30% no ano anterior.

A queda dos preços unitários dos aparelhos, que pela primeira vez se situarão abaixo dos US$ 300 (a uma média de US$ 275), seria uma das causas desta desaceleração, disse Koenig. Três quartos das unidades vendidas neste ano serão comercializadas nos países emergentes, destaca o relatório da CEA e do GfK.

Quanto aos tablets, embora em unidades vendidas será registrado um crescimento de 20% (a 337 milhões), em receitas haverá uma queda de 8%, a US$ 61,9 bilhões, após outra diminuição, de 1%, em 2014. A CES abre oficialmente suas portas hoje (06/01) e termina em 9 de janeiro.