As ações de live marketing realizadas ao redor do mundo sempre foram destaque no Promoview. Elas chamam a atenção por sua inovação e irreverência. Em 2014 não foi diferente. Enquanto os brasileiros se ressentiram de ações inovadoras no ano que passou, os estrangeiros deram show.
Os posts apresentados como os melhores de 2014 no Canal Mundo foram escolhidos a partir da sua repercussão nas redes sociais; da relevância para os leitores e mediante análise da redação do Promoview. Vale a pena conferir!
Purina Tidy Cats promoveu “gatoterapia” em Los Angeles
Se os gatinhos na internet já tornam seu dia melhor, imagine o quanto você ficaria feliz se pudesse passar alguns minutos brincando com meia dúzia deles. Para proporcionar um momento de relaxamento em meio à correria das grandes cidades, a Purina Tidy Cats criou uma ação de live marketing simplesmente incrível.
Em uma caixa de vidro, em Los Angeles (EUA), pessoas foram convidadas a participarem de uma meditação guiada. O que elas não sabiam é que o verdadeiro responsável pelo relaxamento era um grupo de gatos filhotes.
Foto: Reprodução/YouTube.
Ação promo de produto sanitário levou mulheres ao paraíso
A marca WC Frish, que produz desodorizadores de ambiente e produtos sanitários, escolheu uma maneira arriscada de surpreender as mulheres, suas potenciais compradoras.
Coordenada pela agência Shackleton, a ação de marketing promocional acontecia quando as mulheres entravam no banheiro de um shopping na Espanha.
Ao entrar, de cara já liam um cartaz: “Dê a descarga antes de utilizar o vaso sanitário”. A partir do momento que puxavam a cordinha, o que acontecia era uma verdadeira surpresa, as paredes se moviam e um show particular era realizado.
Foto: Reprodução/YouTube.
Audi transformou carros em placar para a Copa
Os Estados Unidos praticamente decretaram feriado para ver os jogos da Copa, mas isso todos viram na mídia. O que muitos de vocês não devem ter visto foi a complexa operação promocional montada pela Audi por lá para marcar presença nos jogos da Copa do Mundo.
A fabricante criou um placar com os resultados, de tamanho gigante, onde as luzes para compor os números foram os próprios carros com os faróis acesos.
Heineken surpreendeu clientes em Nova York
A Heineken realizou uma nova experiência social, criada pela agência Wieden + Kennedy, que levou os participantes para fora da sua zona de conforto, numa performance teatral imersiva chamada “O Convidado de Honra“.
Seis espectadores tornaram-se estrelas da peça e tiveram todos os seus movimentos filmados, editados, e, então, mostrados ao público. Ocorrida no dia 11 de março, no Hotel McKittrick, em Nova York, a participação foi voluntária, muito embora a marca não tenha revelado de fato do que se tratava a participação na performance.
Foto: Reprodução/YouTube.
Chineses dormem nas lojas da Ikea
Há 15 anos em solo chinês, a megastore sueca Ikea parece ter finalmente conquistado os consumidores chineses.
Com uma dúzia de lojas espalhadas pelo país, qualquer uma delas pode ser vista, em qualquer dia da semana, repleta de visitantes. Mas, uma boa parte desse contingente, está lá simplesmente para descansar ou até mesmo para dormir.
Foto: Janis Mackey Frayer/CTV New.
Nadador gigante divulgou programa do Discovery Channel
O maior nadador da história, não por sua velocidade e agilidade na água, mas por causa de seu tamanho, foi revelado perto da London Bridge, ao lado do rio Tamisa. O personagem irreal que invadiu as ruas londrinas, na verdade foi criado para estrelar uma ação de marketing promocional.
Era impossível que a estátua estátua de resina gigante atolada na grama passe despercebida pelos transeuntes, afinal, a mesma possuía 14 metros de comprimento e três metros de largura.
Foto: Divulgação.
Blitz policial distribuiu sorvetes nos EUA
Ser parado pela polícia é sempre um susto. Nos Estados Unidos, então, é um pavor. Mas, quem diria, isso tem potencial de virar ação de marketing promocional, e foi isso que a marca de sorvetes Wall’s (Kibon no Brasil) fez.
Policiais de verdade do Estado da Califórnia realizaram uma blitz diferente – e por blitz aqui entenda tanto no sentido promocional quanto no sentido de parada obrigatória. Ao invés de pedir documentos ou distribuir multas, os policiais distribuíram sorvetes.
Foto: Divulgação/Wall’s.
Apartamento em outdoor foi a novidade da Ikea
A Ikea não para de inovar em suas ações de marketing promocional. A marca já esteve várias vezes nas páginas do Promoview em função de suas ativações. Mas uma das novidades de mais sucesso em 2014 foi um outdoor.
A ação de marketing promocional da Ikea para apresentar uma nova loja na França transformou um outdoor em um apartamento mobiliado que funcionava como uma parede de escalada.
Ação promocional fez piso de loja desaparecer
Uma ação promocional fez os clientes da marca de roupas North Face, na Coreia do Sul, saírem do estado de choque para a plena diversão.
A marca de roupas para escaladas North Face fez o chão de uma de suas lojas desaparecer. Enquanto os consumidores olhavam casacos em uma arara, o chão começava a correr, e, para escapar da queda, as pessoas começavam a subir nas paredes do ambiente, que eram equipadas com pinos de escalada.
Foto: Reprodução/YouTube.
Coca-Cola e Ubisoft se uniram em ação de live marketing
A Coca-Cola e a Ubisoft se uniram para criar um game interativo que se transformou em flashmob. A ação de live marketing, criada pela Biborg, aconteceu no Picadilly Circus, em Londres.
Ao se conectarem a seus smartphones, as pessoas que passavam pelo local podiam participar do jogo Just Dance, exibido em um telão gigante.