Experiência de Marca

Facebook está menos atraente para 26% dos brasileiros

Rede social mais utilizada no País, o Facebook se tornou um hábito na rotina dos brasileiros. A constatação é da pesquisa “Além das Faces do Facebook”, realizado pela Gauge, consultoria de inovação em negócios.

Rede social mais utilizada no País, o Facebook se tornou um hábito na rotina dos brasileiros. A constatação é da pesquisa “Além das Faces do Facebook”, realizado pela Gauge, consultoria de inovação em negócios, que aponta aumento no uso, 56% dos usuários estão mais ativos na rede em 2014 do que em anos anteriores, enquanto 21% possuem a mesma frequência de acesso.  Além disso, 91% das pessoas têm conta há mais de dois anos.

Junto do aumento da utilização, vem a mesmice: 26% consideram o Facebook atual menos atraente. “As pessoas estão mais presentes na rede social, mas interagem menos por não acharem o conteúdo relevante.”, explica Dante Calligaris, diretor-executivo da Gauge.

facebook_like_rede_socialEsta falta de ânimo pode estar ligada à presença das empresas, uma vez que 45% dos internautas ficam incomodados com a publicidade no Facebook. 30% acreditam que a imagem das marcas só piora na rede social, enquanto 41% sequer chegam a reparar nas ações promovidas.

“O usuário não quer spam. As marcas que estão presentes nas redes sociais precisam evoluir, reavaliar sua comunicação para entregarem algo de valor, que é o esperado pelo consumidor”, comenta Dante.

Outro fator responsável pela mídia social ter se tornado menos interessante é a ferramenta de interação instantânea WhatsApp, considerada por 31% dos participantes como parte “muito importante” em seu dia a dia. Na comparação, o Facebook está dois pontos percentuais abaixo