A nadadora e integrante do Time Nissan, Ana Marcela Cunha, foi eleita a Melhor Atleta do Ano pela Fina (Federação Internacional de Natação), na modalidade águas abertas. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 1º de dezembro, em um jantar de gala, em Doha, no Qatar, no qual a brasileira esteve presente para receber o troféu.
A tricampeã mundial do Circuito Mundial de Maratona Aquática já havia vencido a edição de 2010 da premiação. O júri é composto por jornalistas especializados, dirigentes da Federação Internacional de Natação (Fina) e membros das federações nacionais. Seu treinador, Fernando Possenti, também foi eleito o melhor técnico de 2014.
Foto: Divulgação.
A temporada de 2014 foi realmente fantástica para a baiana. Ana Marcela conquistou o tricampeonato mundial, tendo ficado no pódio em todas as etapas da Copa do Mundo – cinco Ouros (Roberval/Canadá, Magog/Canadá, Megantic/Canadá, Setúbal/Portugal e Chun’na/China), uma Prata (Viedma/ Argentina) e dois Bronzes (Cancún/México e Hong Kong) – entrando para a história como a primeira atleta, entre homens e mulheres, a conseguir este feito.
Além disso, foi brilhante nos 36km da Travessia Capri-Napoli, onde a vitória também teve direito a quebra de recorde. Ana Marcela baixou em inacreditáveis sete minutos o recorde da prova. Nadou em 6h24m45s. Para completar ainda conquistou o octacampeonato brasileiro.
Nesta ocasião, a Nissan do Brasil e a Nissan Europa auxiliaram a atleta cedendo um SUV Nissan Qashqai para o traslado da atleta na Itália. No Brasil, a Nissan cedeu uma picape Nissan Frontier para Ana Marcela.