Pódios, vitórias, troféus e muitas comemorações marcaram 2014 para a Honda. Foram 34 títulos conquistados na temporada brasileira de competições duas rodas, nas modalidades motocross, rali, motovelocidade, enduro FIM, cross country e de regularidade.
O número é superior ao atingido em 2013, que já havia sido excelente para a empresa. Para comemorar todos esses feitos e falar sobre o que vem por aqui, a Honda reuniu no dia 1º de dezembro pilotos, equipes, imprensa e representantes da empresa.
Atualmente, o melhor brasileiro na modalidade, Jean Azevedo, da Equipe Honda Mobil de Rali, alcançou o oitavo título o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. O paulista de São José dos Campos foi campeão na geral e na categoria Super Production, além do Rally dos Sertões e do Sertões Series, ambos também na Super Production.
Foto: Caio Mattos.
Com todos esses feitos, Jean se prepara para disputar pela 17ª vez o Dakar, principal competição off-road do planeta, sendo um dos integrantes da Honda South America Rally Team, equipe sul-americana da Honda, com a CRF 450 Rally. A prova será de 1º a 17 de janeiro, com largada e chegada em Buenos Aires, com passagem pela Argentina, Bolívia e Chile.
Na motovelocidade, Maico Teixeira, da Equipe Honda Mobil, foi bicampeão brasileiro do SuperBike Series Brasil. Em uma temporada acirrada até a última corrida, o gaúcho levou a moto Honda CBR 1000RR Fireblade ao lugar mais alto do pódio. Ele também venceu pelo segundo ano consecutivo o campeonato paulista, que teve dobradinha da equipe com o segundo lugar de José Luiz Cachorrão.
Já no motocross, a Equipe Honda Mobil venceu tudo na MX2. Com CRF 250R, o paulista Hector Assunção foi campeão brasileiro de motocross, enquanto o português Paulo Alberto foi bicampeão do Arena Cross. Na MX1, Wellington Garcia levou mais uma vez o Goiano de Motocross com a CRF 450R.
Destaque também na modalidade para Stefany Serrão. A piloto Honda da Vulcano Ipiranga IMS Levorin alcançou os títulos da categoria feminina do Campeonato Latino-Americano de Motocross e da Copa Minas Gerais de Motocross. Já Davis Guimarães, da Escuderia X, faturou o Brasileiro de Motocross na MX3.
No enduro, a Honda teve um ano de soberania, com títulos no Brasileiro de Enduro FIM, CACC (Enduro Cross Country) e Copa EFX Honda ASW. As principais conquistas foram no campeonato nacional, comos pilotos da Zanol Team. Luis Oliveira foi campeão na E1 e Bruno Martins, na Nacional. Já o francês Adrien Metge, da Motofield, venceu na E2.
Mais uma vez as mulheres foram bem representadas. No Enduro da Independência, principal prova de Enduro de Regularidade do país, vitória de Janaína Souza, da Motofield, na categoria Feminina.