Experiência de Marca

Internacionalização de empresas deram o tom no Meeting

"Negócios e oportunidades para investimentos da Espanha no Brasil" deram o tom para o Seminário realizado em 28 de novembro, no hotel W Barcelona, com palestra de Paulo Cesar Campos, embaixador da Espanha no Brasil, durante o 19º Meeting Internacional.

“Negócios e oportunidades para investimentos da Espanha no Brasil” deram o tom para o Seminário realizado em 28 de novembro, no hotel W Barcelona, com palestra de Paulo Cesar Campos, embaixador da Espanha no Brasil, durante o 19º Meeting Internacional.

Segundo ele, “Nestes anos de crise em que vivemos, a atuação no Brasil ajudou a trazer um alívio para as empresas espanholas, e, consequentemente, aumentar os lucros para essas empresas.”. O encontro é promovido pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais e segue até 1º de dezembro.

Cesar Campos explicou que a embaixada tem trabalhado na aproximação com as pequenas e médias empresas espanholas. “O filão do intercâmbio de investimento, conhecimento e tecnológico ainda não se esgotou. A decisão de investir é sempre complexa e o Brasil zela pela segurança dos investimentos, seja ele a curto ou longo prazo.”

Foto: Paulista.
Paulo Cesar Campos e Moreira Franco.
Paulo Cesar Campos e Moreira Franco.

Segundo o embaixador espanhol, “O Brasil apresenta forte capacidade de absorção e geração de lucros para as empresas espanholas.”. Afirmou que o país é o principal destino de investimento externo das empresas espanholas, e que as 20 maiores empresas espanholas que atuam no Brasil aportarão R$ 41,6 bilhões no País até 2017.

Na sequência, Moreira Franco, ministro da Aviação Civil, falou sobre “Oportunidades de investimentos em infraestrutura aeroportuária.”. O ministro revelou que a procura de passagens aéreas cresceu mais de 10% nos últimos dez anos, tudo isso graças aos preços atrativos e a comodidade que a população prefere optar.

Com foco no Turismo, Marta Blanco Quesada, diretora geral da Turespaña – Instituto de Turismo da Espanha revelou que em 2014, o turismo internacional aumentou torno de 5%, registrando uma taxa maior que a prevista. Só a Espanha alcançou um crescimento de 6% no turismo internacional, porcentagem muito maior que o peso da economia do país no mundo.

Francisco Javier Garzón Morales, presidente do Icex – Instituto de Comércio Exterior da Espanha disse que a Espanha está saindo da crise e, declarou que a projeção de crescimento do PIB espanhol para 2015 é de 2% e que a União Europeia é a porta de entrada para os negócios estrangeiros. O único assunto apontado por ele, considerado preocupante, é taxa de desemprego. “Nossa taxa registra que 24% da população não têm emprego hoje”.