Pela segunda vez consecutiva, a revista Prazeres da Mesa atravessa o oceano e leva a gastronomia brasileira para a Europa. Começa hoje (27/11) e segue até o dia 30 de novembro, em Portugal, nas cidades de Lisboa e Cascais, mais uma edição internacional do Mesa ao Vivo.
O evento inclui aulas, palestras, degustações e jantares em um verdadeiro reality show do jornalismo gastronômico – durante as atividades abertas ao público, uma edição especial da revista é produzida ao vivo a partir das experiências e conteúdos expostos.
Fotos: Divulgação.
Sob o tema “O mar que nos une”, o Mesa ao Vivo Portugal dá continuidade à proposta já iniciada em 2013 com o mote “A língua que nos une”, de levar a cultura, e, principalmente, os ingredientes brasileiros a outras nações irmãs de língua, como a portuguesa e futuramente as africanas.
“É como refazer o percurso das caravelas portuguesas e mostrar a riqueza destes países.”, comenta Mariella Lazaretti, de Prazeres da Mesa.
Representando a cozinha brasileira este ano estarão presentes os chefs Kátia Barbosa (Aconchego Carioca) e César Santos (Oficina do Sabor). O especialista em vinhos e diretor editorial da revista Prazeres da Mesa, Ricardo Castilho, fará uma degustação de vinhos do Porto brancos.
A edição portuguesa engloba quatro atrações diferentes: a Mostra de Gastronomia – Sabores que nos unem, em que chefs portugueses e brasileiros ministram workshops, aulas e degustações de vinhos.
As Mesas Magnas, onde mestres portugueses recebem chefs brasileiros para jantares a quatro mãos. A Mesa de Negócios, com o objetivo de debater sobre o mercado, afinidades históricas, gastronomia e gerar negócios entre os países de língua portuguesa.
E, por fim, o grande jantar de gala Mesa de Pátrias encerra o evento, contando com três chefs brasileiros e quatro portugueses.
A expectativa é de receber cinco mil pessoas e assim movimentar a aliança gastronômica entre Brasil e Portugal com os chefs participantes.