A Feira do Caxias Shopping, que reúne produtores agrícolas da Baixada Fluminense, passará a contar com novas bancadas criadas por índios do projeto Aldeia Jacutinga a partir da edição de 16 de novembro.
A feira de produtos é uma iniciativa inédita em shoppings centers e tem como objetivo difundir o trabalho realizado pelos produtores da região de forma natural e sustentável. As novas bancadas seguem essa filosofia.
Outra novidade é que o espaço passa a contar com 15 expositores, entre eles o espaço dos indígenas Jerônimo Henrique (Maru Puri) e Carmel Farias Puri (Butan), idealizadores da Aldeia Jacutinga, que vende artesanato criado com sementes, cordas, frutos e outros insumos naturais.
Fotos: Divulgação.
Para confeccionar as bancadas, os índios da etnia Puri cultivaram bambus em propriedades particulares parceiras do projeto e esperaram o ciclo da natureza para que as plantas se desenvolvessem.
As varas foram coletadas na Lua Minguante para não possibilitar o aparecimento de insetos. Depois da coleta, um profissional especializado em móveis e o próprio empreendimento trabalharam em conjunto com os índios para chegar ao resultado final.
Foram mais de quatro meses de trabalho e quase mil varetas de bambu utilizadas. Como seguiram o ciclo natural, as plantas de onde foram coletadas as varetas continuam saudáveis e já florescendo em nova safra.
A Aldeia Jacutinga é um projeto sem fins lucrativos que reúne diversas etnias que trabalham seguindo a Lei federal 11.645, que tem como objetivo divulgar a cultura e a história indígena em escolas e centro culturais.
Quem visitar a feira vai encontrar frutas, verduras, legumes, cultivados sem agrotóxico, além de artesanato, doces, azeites e flores. Destaque para as barracas de café orgânico e de artesanato indígena.
A Feira do Caxias Shopping faz parte do projeto de responsabilidade socioambiental “Caxias Shopping Sustentável”, lançado em 2010. O evento é gratuito.