A família brasileira está mais inspirada a adquirir hábitos cotidianos sustentáveis – é o que aponta o Desafio Sunlight, pesquisa inédita encomendada pela Unilever ao Instituto Akatu.
Segundo o estudo, feito com 13 famílias de cinco Estados do Brasil que participaram do Desafio Sunlight, quando estimuladas e bem informadas, elas alcançaram um nível de engajamento em ações sustentáveis de 71%, contra apenas 22% da média brasileira.
Lançado em maio e finalizado em setembro, o Desafio Sunlight desafiou semanalmente pais e crianças com uma série de atividades divertidas e criativas, focadas em temas de sustentabilidade como higiene, saúde, receitas culinárias sem desperdício e reciclagem.
Além das famílias convidadas, o programa contou com a participação especial do técnico de vôlei, Bernardo Rezende – o Bernardinho – ao lado de sua mulher, Fernanda Venturini, e suas filhas Júlia e Vitória.
Foto: Divulgação.
Toda a plataforma do Desafio Sunlight foi realizada por meio de uma comunidade on-line, para que as famílias pudessem conversar, trocar suas experiências, histórias e fotos – tanto entre eles como com a equipe do projeto. Foram 12 desafios e mais de 20 atividades.
“Os resultados foram surpreendentes, as famílias se mantiveram engajadas durante todo o programa, compartilhando os desafios e a experiência nas redes sociais.”, conta Ana Paula Duarte, diretora de Mídia da Unilever.
“Também conseguimos levantar, durante o projeto, obstáculos e oportunidades para que possamos engajar ainda mais o consumidor nas mudanças de hábito. Estes aprendizados serão usados em nossos processos de comunicação e inovação de produtos.”, finaliza.
O resultado do Desafio Sunlight pode ser visto em um documentário inédito criado pela Unilever. Com a participação dos embaixadores e das famílias participantes do programa, o vídeo, em versões de três e dez minutos, apresenta as mudanças positivas na rotina de todos que participaram do projeto.
A versão de 10’ do documentário pode ser visto no link. Já a versão de 3’ pode ser acessada no link.