O Salão do Automóvel de São Paulo 2014, uma das maiores feiras de negócios do Brasil, promete atrair milhares de visitantes de 30 de outubro a 9 de novembro, no Anhembi, em São Paulo.
O que a maioria deles nem se dá conta (e torna-se um curioso evento à parte) é a verdadeira “operação de guerra” que há nos bastidores. Números impressionantes e atividades pouco glamourosas são responsáveis por tornar o Salão do Automóvel um verdadeiro show de beleza (de modelos – humanos ou não), tecnologia, pirotecnia e efeitos especiais.
Fotos: Oswaldo Quartim Barbosa.
A agência Hype Eventos e Ativação de Marca está à frente da ativação dos estandes de dois dos maiores expositores do Salão: Renault e Nissan. “Muita coisa acontece no meio do corre-corre e nos bastidores de um dos maiores eventos do País, os visitantes não fazem ideia.”, diz Alessandro Ortali, diretor da Hype.
Apenas sob a responsabilidade da empresa de Ortali, entre funcionários diretos e terceirizados, cerca de 600 pessoas estão envolvidas diretamente na execução de diversas atividades, de maquiadores a seguranças, de copeiras às modelos.
“O trabalho de escolha das modelos é minucioso, segue um rígido padrão esperado pelas marcas. As escolhidas chegam a passar até dois dias na fábrica para se aprofundarem sobre cada produto que será exposto no Salão.”, explica Celso Antunes, diretor da Hype.
Algumas Curiosidades e Números
– As marcas clientes da Hype a escolheram como agência parceira mais de três meses antes do evento.
– Algumas das modelos presentes no Salão podem chegar às 6h da manhã, para iniciar maquiagem, cabeleireiro e sair após o término da exposição, às 22h.
– As modelos que ficam junto aos carros são mais bem remuneradas do que as demais.
– São consumidos mais de 1100 KVA de energia por dia.
– Mais de 60 fornecedores estão sob a responsabilidade da Hype.
– O maior contingente de profissionais envolve alimentos e bebidas.
Confira um pouco mais dos bastidores do Salão do Automóvel: