A Lovers faz parte do grupo de empresas de comunicação que estão unidas em torno da Omunga, grife social que realiza projetos de inclusão em regiões de extrema vulnerabilidade.
A agência desenvolveu o conceito publicitário do projeto “Livros para a África“, que vai construir bibliotecas em Angola e Moçambique. Todo valor é arrecado por meio da venda de camisetas, especialmente criadas por artistas para o projeto.
“Na estratégia, os modelos utilizados são empresários, radialistas, publicitários, produtores culturais e convidados especiais que doaram seu tempo, imagem e abraçaram a causa.”, explica André Balaban, diretor da Lovers.
“O conceito gira em torno do ‘Acreditar’, trabalhar para mudar uma realidade e do poder dos livros e da cultura nessa transformação.”, completa Balaban.
A campanha completa ainda tem a participação da FAZ Design responsável pelo branding e da Volts Digital que estruturou a presença na web e mídias sociais.
Roberto Pascoal, idealizador da Omunga, diz que “É uma corrente do bem, muitas pessoas envolvidas para fazer acontecer este projeto, não importa se é no fundo da África ou no sertão do Piauí, onde pudermos fazer a diferença na vida das pessoas mais necessitadas, a Omunga estará lá.”
A Omunga
Omunga é uma expressão do dialeto africano “umbundo” que significa união, unidade, conjunto.
A grife social tem o propósito de ser um meio de mobilização e articulação da sociedade, a fim de criar melhores condições de educação para crianças e adolescentes que vivem em regiões de extrema vulnerabilidade social no Brasil e no mundo.
Oficializada em 2013, com sede em Joinville (SC), arrecada fundos, recursos materiais e capta voluntários para projetos educacionais. O objetivo geral é alavancar recursos para construir bibliotecas e capacitar educadores para formação de leitores em regiões de carência extrema.
São dois os primeiros projetos em andamento: “Escolas do Sertão”, no Piauí, com duas bibliotecas que acabam de ser inauguradas em 2013, e “Livros para África”, em Angola e Moçambique, previsto para inaugurar outras duas bibliotecas no segundo semestre de 2014.