Representantes da entidade alemã Berlin Partner estiveram em Florianópolis no dia 17 de outubro, para a assinatura de um acordo de cooperação internacional que visa reforçar a colaboração bilateral entre institutos de pesquisa e empresas voltadas à tecnologia e à inovação.
O foco principal é a área de fotônica, cujas aplicações incluem telecomunicações, tecnologias militares, robótica, processamento de informações, agricultura, metrologia e medicina. Também foi assinado um acordo entre o Estado de Berlim e Santa Catarina.
Representando a Fapesc estava o presidente da fundação, Sergio Gargioni, e pela Fundação Certi assinou o documento o superintendente-geral Carlos Alberto Schneider. A Berlin Partner é uma agência público-privada que representa o Estado de Berlim em assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Foto: Divulgação.
Também estiveram presentes na cerimônia o senador Luiz Henrique da Silveira; o secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Claudir Maciel; o secretário nacional de políticas de turismo, Vinicius Lummertz; e o Cônsul Geral da Alemanha em Porto Alegre, Stefan Traumann.
Da instituição alemã estavam Barbara Staib, responsável pela cooperação internacional do Ministério de Economia, Tecnologia e Pesquisa do Estado de Berlim, e Sebastian Saule, presidente da divisão de indústrias manufatureiras da Berlin Partner.
Antes da assinatura dos acordos, a Fundação Certi promoveu uma rodada de negócios entre empresas e institutos tecnológicos para identificar projetos de cooperação com a Berlin Partner. Durante todo o dia, os representantes da entidade alemã visitaram as instalações e laboratórios da Fundação Certi e a Incubadora Celta.