O sexto Festival Amazonas de Dança está com inscrições abertas para espetáculos da Mostra Principal e da Mostra Paralela. Os grupos interessados têm até o dia 29 de outubro deste mês para efetuar a inscrição. As apresentações irão acontecer entre os dias 5 e 7 de novembro, no Teatro Amazonas e no Teatro da Instalação.
De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), nesta edição, serão selecionados dez espetáculos para a Mostra Principal e outros quatro para a Mostra Paralela. O resultado final com os vencedores será divulgado no dia 31 de outubro.
Dia 3 de novembro encerra o prazo para entrega da documentação e assinatura do contrato. Os espetáculos selecionados para participar da Mostra Principal receberão R$ 10 mil. As obras inscritas na Mostra Paralela devem receber R$ 5 mil.
Foto: Tiago Melo.
O regulamento do festival está disponível no site. Estão habilitados a participar do edital, artistas individuais, grupos e companhias com trajetória comprovada na área. A parte técnica, as modalidades Clássica, Moderna, Jazz, Sapateado, Dança de Salão e Urbanas e as linguagens – Contemporânea, Performances, Intervenções e Linguagens de Corpo – também fazem parte dos critérios de seleção da curadoria do evento.
Programação do Festival Amazonas de Dança
Os espetáculos da Mostra Principal do Festival acontecerão sempre a partir das 20h, no Teatro Amazonas. Entre os grupos que irão realizar apresentações estão o Corpo de Dança do Amazonas (05/11), Balé dos Alunos do Núcleo de Formação em Dança do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro (06/11) e Balé Folclórico do Amazonas (07/11).
Na Mostra Paralela, as apresentações estão programadas para os dias 5 e 6 de novembro, no Teatro da Instalação, sempre a partir das 16h. Oficinas de Danças Urbanas e Balé Clássico acontecerão nos dias 3 e 4 de novembro, a partir das 9h.
A Secretaria de Cultura informou ainda que está concluindo ainda uma programação especial para artistas, diretores e representantes dos municípios do Interior convidados pelo órgão a vir à Capital participar do Festival Amazonas de Dança.