As tradicionais cabines telefônicas de Londres ganharam placas solares e vão servir de centrais para recarga rápida de celular. Os idealizadores do projeto, batizado de Solarbox, são os jovens Kirsty Kennedy e Harold Craston.
A ideia do Solarbox, inaugurado recentemente, surgiu há um ano, enquanto a dupla participava de uma incubadora de empreendedorismo social entre jovens.
A inspiração veio da necessidade de encontrar um novo uso para um dos ícones mais famosos de Londres, abandonado nos últimos anos. Transformar as cabines telefônicas em centrais para a recarga de celulares foi a saída encontrada para, de alguma forma, preservar o intuito original da estrutura.
Foto: Divulgação.
A proposta só ganhou vida após Kirsty e Craston encontrarem um engenheiro que transformou o conceito em realidade. Para oferecer energia limpa e gratuita aos usuários, as centrais serão equipadas com placas solares. Além disso, internamente, as cabines terão telas que poderão divulgar anúncios publicitários e outros materiais audiovisuais.
O serviço será oferecido gratuitamente à população. O projeto será disponibilizado em concorrência gerida pela própria prefeitura no próximo ano, com o intuito de viabilizá-lo em toda a cidade.